Destaques

Cinema: Os Olhos da Minha Mãe

Os Olhos da Minha Mãe (título original: The Eyes of My Mother) é o lançamento de fevereiro da Cinema BOLD. O filme chega às salas de cinema portuguesas no dia 23 com o apoio da Antena 3, ficando disponível em DVD e VOD a 2 de março.

Numa quinta isolada, uma mãe, outrora cirurgiã em Portugal, ensina a filha, Francisca, a compreender a anatomia e a não se deixar perturbar pela morte. Certa tarde, um visitante misterioso destrói de forma horrenda a idílica vida familiar da jovem. Apegada a um pai cada vez mais reservado, a solidão e a natureza traumatizada convergem anos mais tarde, quando o desejo de se relacionar com o mundo à sua volta assume contornos tenebrosos.

Filmadas num contrastante preto e branco, as composições visuais inesquecíveis e por vezes perturbadoras de Os Olhos da Minha Mãe evocam o isolamento da protagonista, dando luz à sua visão do mundo profundamente desequilibrada. Embora pareça enquadrar-se num género, o filme é tão notavelmente único, que escapa a qualquer categorização. Nesta estreia do argumentista/realizador Nicolas Pesce é-nos permitida apenas uma presença indireta no mundo de Francisca, interpretada pela atriz portuguesa Kika Magalhães, ainda que a nossa imaginação seja guiada para a seguir até aos seus peculiares e secretos recantos.

Com Amália Rodrigues na sua banda sonora, Os Olhos da Minha Mãe integrou a seleção oficial de Sundance em 2016 e está nomeado na categoria de direção de fotografia dos Independent Spirit Awards, cujos vencedores serão conhecidos no próximo fim de semana.