Destaques

Cinema: Caminha Comigo

Caminha Comigo (título original: Walk With Me) é o lançamento de setembro da Cinema BOLD. O filme chega às salas de cinema portuguesas no dia 28 com o apoio da Antena 3, ficando disponível em DVD e VOD a 5 de outubro. Neste sábado, dia 23, acontece uma sessão especial de antestreia no Jardim Fernando Pessa, em Lisboa (mais informações abaixo).

Narrado por Benedict Cumberbatch, Caminha Comigo é um trajeto cinematográfico pelo mundo da mindfulness — o exercício de focar a nossa atenção no momento presente — e do famoso Mestre Thích Nhất Hạnh, conhecido como “pai da mindfulness”, “o outro Dalai Lama” e “o zen master que enche estádios”. Filmado ao longo de três anos, com um acesso sem precedentes, o filme proporciona a descoberta rara de uma comunidade de pessoas que deixaram a sua família e prescindiram de todos os seus bens para se juntar a Thích Nhất Hạnh no mosteiro Plum Village, em França, e com ele praticar a arte da atenção plena.

“Há dez anos, o meu irmão mais velho rejeitou o seu dinheiro, o seu carro e a sua casa e foi ordenado como monge budista na tradição do zen master Thích Nhất Hạnh. Embora tenhamos conversado bastante sobre a ‘escolha’ dele, só tive oportunidade de conhecer pessoalmente a vida monástica quando um monge mais velho da comunidade me abordou propondo-me que fizesse um documentário da digressão de Thích Nhất Hạnh aos EUA e ao Canadá, em 2011. Eu lancei o desafio ao meu velho amigo e cineasta Marc J. Francis, e assim nasceu este filme, em que optámos por uma abordagem que classificámos como ‘experiencial’; um tipo de cinematografia e montagem que resultassem numa experiência íntima e imersiva. Tentámos criar um filme que permita ao público mergulhar na profunda poesia do momento presente; um sentimento tão fugidio na dura realidade do dia-a-dia.” — Max Pugh (realizador)

“Tradicionalmente, os filmes recorrem a uma mão-cheia de personagens com arcos narrativos claros, mas, para fazer este filme, tivemos de abandonar essas convenções e encontrar uma abordagem diferente que fizesse de toda a comunidade a personagem principal do filme. Passei muitas semanas nos mosteiros em França e nos Estados Unidos sem a minha câmara a praticar mindfulness e a apreender a sua forma de ver e estar no mundo. Quando introduzimos por fim as câmaras, já havia uma confiança e uma abertura que nos permitiram captar o nível de intimidade que procurávamos. A execução deste filme revelou-se, ela própria, um exercício de mindfulness em que tivemos de nos desligar do produto final. Em alguns dias, não filmávamos nada; noutros, conseguíamos registar cenas incríveis em que complementamos o estilo observacional das filmagens com planos cinematográficos que captam o mundo natural em que os nossos personagens se inscrevem.”Marc J. Francis (realizador)

 

A sessão especial de antestreia acontece já neste sábado, dia 23 de setembro, no Jardim Fernando Pessa (junto ao Fórum Lisboa). “Uma tarde em atenção plena, a (r)evolução silenciosa” é a proposta da Cinema BOLD, ao ar livre e com acesso gratuito. O programa é o seguinte:

18h00 — Sessão de meditação e caminhada meditativa
18h45 — Intervenção de Diogo Lopes, presidente da União Budista Portuguesa
19h00 — Intervenção de Look, um antigo discípulo de Thích Nhất Hạnh a residir em Portugal, da Sangha Flor de Amendoeira
19h15 — Palestra sobre Thích Nhất Hạnh, Plum Village e mindfulness e apresentação do livro Meditação, a Liberdade Silenciosa: Da mindfulness ao despertar da consciência, pelo Prof. Paulo Borges, presidente da Associação Círculo do Entre-Ser
20h00 — Apresentação e projeção do filme Caminha Comigo
21h30 — Breve meditação final e dedicatória de benefícios