Destaques

A grande arte está de volta às salas de cinema

A Risi Film celebra o regresso às salas com um conjunto dos melhores filmes do ciclo de cinema documental A Grande Arte no Cinema, dedicado à arte mundial e aos seus protagonistas — de Bernini a Michelangelo, de Monet a Klimt, passando por Tintoretto e Van Gogh, entre outros dos maiores artistas plásticos de todos os tempos.

Os documentários juntam um lado informativo a uma forte componente visual e de entretenimento, combinando a narrativa associada à vida e à obra dos artistas, numa viagem multidimensional e multissensorial, com a espetacularidade dos seus trabalhos.

O ciclo tem início já amanhã, Dia Internacional dos Museus, e prolonga-se até agosto. As sessões decorrem nos cinemas UCI El Corte Inglés (Lisboa), UCI Arrábida 20 (Vila Nova de Gaia) e O Cinema da Villa (Cascais).

 

18, 19, 20 de maio

Van Gogh — Entre o Trigo e o Céu
Giovanni Piscaglia

Um novo olhar sobre Van Gogh através do legado da maior colecionadora do artista holandês, Helene Kröller-Müller, que detinha quase 300 das suas obras.

 

1, 2, 3 de junho

Tintoretto — Um Rebelde em Veneza
Giuseppe Domingo Romano

Veneza através das telas de Tintoretto, explorando a rivalidade entre os mais importantes artistas venezianos do século XVI: Tintoretto, Ticiano e Veronese.

 

15, 16, 17 de junho

Michelangelo — Infinito
Emanuele Imbucci

O primeiro filme de arte sobre o génio do Renascimento e da história da arte universal: Michelangelo Buonarroti.

 

29, 30 de junho e 1 de julho

Palladio — O Espetáculo da Arquitetura
Giacomo Gatti

As obras do revolucionário arquiteto renascentista observadas por quem hoje as estuda, vive e preserva para as gerações futuras.

 

13, 14, 15 de julho

Bernini — O Êxtase da Forma
Francesco Invernizzi

A seleção de mais de 60 obras expostas na Villa Borghese, em Roma, tem sido definida por apreciadores de arte como o regresso a casa de Bernini. Cinco séculos passaram desde o nascimento dos grupos escultóricos do artista, e, através de imagens exclusivas, os protagonistas desta exposição analisam detalhes destes tesouros, vindos dos mais prestigiados museus do mundo.

 

27, 28, 29 de julho

Klimt e Schiele — Eros e Psique
Michele Mally

Um momento florescente para a arte, a literatura e a música, durante o qual circulavam novas ideias e em que os trabalhos de Gustav Klimt e Egon Schiele ganhavam lugar no mundo.

 

10, 11, 12 de agosto

O Museu do Prado
Valeria Parisi

A primeira viagem cinematográfica através das salas, histórias e emoções de um dos museus mais visitados no mundo.

 

24, 25, 26 de agosto

Monet — Magia de Luz e Água
Giovanni Troilo

Uma excursão através dos museus onde as obras-primas de Monet, génio do Impressionismo, estão expostas.