Agenda

Zé Pedro Rock’n’Roll

Zé Pedro Rock’n’Roll estreia-se nas salas de cinema no dia 30 de julho, com o apoio da Antena 3.

Zé Pedro, o lendário guitarrista dos Xutos & Pontapés, é para muitos a maior figura do rock’n’roll português. Foi o grande impulsionador do género musical em Portugal, não só enquanto guitarrista fundador de uma das mais aclamadas bandas nacionais de sempre, mas também através da divulgação do rock nos papéis de crítico de música, de radialista e de dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos, onde tantas e tantas bandas deram os seus primeiros passos.


Era unanimemente considerado um dos gajos mais porreiros do rock. Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, deixou-nos há quase três anos. Muita gente ainda não recuperou da perda…especialmente os amigos e pessoas mais próximas do músico. Um desses amigos é Diogo Varela Silva. O realizador privou muitos anos com Zé Pedro, e lidou com o processo de luto pesquisando mais sobre ele. Encontrou um vasto arquivo, e quis ir até ao início para perceber como é que Zé Pedro se tornou esse homem bom, reconhecido por todos. Foi assim que nasceu o documentário Zé Pedro Rock and Roll, sobre o qual sabemos mais em conversa do realizador com a Marta Rocha.

Combinando imagens de arquivo pessoais e da banda com entrevistas a familiares e amigos próximos, o documentário Zé Pedro Rock’n’Roll, realizado por Diogo Varela Silva, é simultaneamente uma homenagem justa e uma viagem íntima à vida e ao mundo de um dos mais carismáticos músicos em Portugal, falecido em 2017.