Agenda

Vagos Metal Fest 2021

[ATUALIZAÇÃO] Após o adiamento forçado pela pandemia de COVID-19, a 5.ª edição do Vagos Metal Fest realiza-se nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2022, na Quinta do Ega (Vagos), com o apoio da Antena 3.


Sick of it All, D.R.I. e Tarantula são as últimas grandes revelações do cartaz do Vagos Metal Fest 2021. Corpus Christii e Mordaça também confirmados para o festival que acontece na Quinta do Ega.

Este lote de novidades é “liderado” pelos nova-iorquinos Sick of it All. A banda dos irmãos Koller vai estar em digressão pela Europa em 2021 e tem paragem prevista em Portugal, no Vagos Metal Fest. “Wake the Sleeping Dragon!” é o álbum mais recente do grupo que celebrizou temas que marcaram a juventude dos fanáticos deste género, tais como, “Scratch the Surface” e “Step Down”.

Outra das grandes confirmações para o festival são os D.R.I. (Dirty Rotten Imbeciles). Enquanto os Sick of it All iniciavam a sua carreira em Nova Iorque, por volta da mesma altura, no início dos anos 80, os D.R.I. faziam o mesmo no Texas. O último álbum da banda data de 1995, mas entretanto editaram o EP “But Wait… There’s More!”, em 2016.

Mas nem só de bandas internacionais se faz o cartaz do Vagos Metal Fest. Um dos mais sonantes e históricos nomes em Portugal vai estar no festival vaguense. Falamos dos Tarantula, que vão celebrar os seus 40 anos de carreira no “solo sagrado” da Quinta do Ega, com um concerto muito especial.. Corpus Christii Mordaça completam o talento nacional que o Vagos Metal Fest continua a apoiar e a promover, tal como vem sendo hábito desde 2016.

A Campanha promocional que inclui Passe 3 Dias + Merch do festival (Vagos Fan Pack) termina a 31 de Dezembro.

Os noruegueses Dimmu Borgir são uma das novidades no cartaz. A banda de black metal sinfónico é uma das mais conceituadas dentro do género, bem como um dos nomes mais solicitados pelo público do Vagos Metal Fest nas redes sociais. O grupo do icónico vocalista Shagrath entra assim no cartaz do festival em substituição dos polacos Behemoth, que alteraram os seus planos de digressão e não puderam reconfirmar o seu regresso a Vagos.

O Vagos Metal Fest 2021 conta também com outra banda precursora do Norwegian Black Metal no seu alinhamento: os Emperor, na sua estreia absoluta em solo português.

Os thrashers norte-americanos Testament completam o lote de cabeças-de-cartaz do festival. A banda liderada por Chuck Billy está de regresso para apresentar Titans of Creation, o novo álbum, editado em abril pela Nuclear Blast Records.

A eles, juntam-se os americanos Exodus como um dos destaques no alinhamento desenhado para o dia 30. A banda de que Kirk Hammet (Metallica) foi membro-fundador apresenta-se em Portugal com o guitarrista Gary Holt, fígura ímpar do género e conhecido tanto pela sua atitude em palco como por ser o único músico da banda que tocou em todos os dez álbuns que editaram (um novo está a caminho).

Os britânicos My Dying Bride são outro dos nomes sonantes confirmados, num regresso a Vagos onze anos depois da primeira visita. A banda liderada por Aaron Stainthorpe editou The Ghost of Orion em janeiro e tem o EP Macabre Cabaret, com novos temas, agendado já para o dia 20 de novembro.

No campo do grindcore, assinalam-se os regressos dos americanos Cattle Decapitation a Portugal (com o aclamado Death Atlas, lançado em 2019, na bagagem), e dos transmontanos Serrabulho ao festival — depois da inesquecível “Guerra de Almofadas” de 2018, prometem para 2021 uma “Festa da Espuma”.

A quinta edição do Vagos Metal Fest recebe ainda um vasto leque de bandas de relevo no panorama internacional, tais como Trollfest (NOR), Unleash the Archers (CAN), Asphyx (HOL), Kataklysm (CAN), Nekrogoblikon (EUA) ou Harakiri for the Sky (AUS), bem como o supergrupo nacional Testemunhas do Apocalipse, que junta membros de Tara Perdida, Dollar Llama e Rasgo.

Como estímulo à continuidade da criação artística, mantém-se também a aposta em talentos emergentes e outros já consagrados no circuito underground, com nomes como The Ominous Circle (POR), Pitch Black (POR), High Fighter (ALE), Uburen (NOR) ou Sotz’ (POR) a figurarem no cartaz.

 

29 JULHO
Dimmu Borgir
Trollfest – Unleash The Archers
The Ominous Circle – High Fighter – Uburen – Solar – Lyfordeath – Corpus Christii

 

30 JULHO
Testament
Exodus – Asphyx
Harakiry For The Sky – Tarantula (Concerto de Celebração dos 40 Anos de Carreira)
Pitch Black – Alekto – Lecks Inc. – Reverent Tales – Testemunhas do Apocalipse – Mordaça

 

31 JULHO
Emperor
My Dying Bride – Sick of it All – D.R.I.
Kataklysm – Cattle Decapitation – Serrabulho
Sotz’ – Arsea – Apotropaico – Veneno Califórnia

 

Ficam ainda muitas surpresas por anunciar para este regresso tão aguardado pelos fãs de metal e pelos locais. Os bilhetes diários (€40) e os passes gerais (€85) já estão à venda.

Os portadores de bilhete para a edição de 2020 que não possam estar presentes na de 2021 devem solicitar um voucher com o mesmo valor para utilizar em outros espetáculos da promotora Amazing Events.

Todas as informações no site oficial: vagosmetalfest.com