Agenda

Um Animal Amarelo

Um Animal Amarelo, longa-metragem do realizador brasileiro Felipe Bragança, estreia a 15 de outubro, com sessões especiais durante essa semana, no Cinema Ideal, em Lisboa, e no Cinema Trindade, no Porto. Um filme com o carimbo da Antena 3.

O filme acompanha Fernando, um falido cineasta brasileiro, que parte numa jornada por Brasil, Portugal e Moçambique em busca de fantasmas do passado colonial e das memórias do seu avô, numa melancólica fábula tropical.

Um Animal Amarelo, co-produção entre Portugal e Brasil, teve estreia mundial no 49.º Festival Internacional de Cinema de Roterdão, na competição Big Screen.

A Teresa Vieira acompanhou a estreia mundial do filme no IFFR e conversou com o realizador sobre a sua inspiração para a criação deste filme, tal como alguns dos aspectos socio-políticos que ecoam no mesmo.

A semana de estreia será repleta de sessões especiais, com conversas, debates e convidados. Este é o programa de sessões:

PROCESSO CRIATIVO ENTRE 3 PAÍSES. 3 CONTINENTES

Quinta-Feira, 15/10/2020, no final da sessão das 21H30 no Cinema Ideal, Lisboa

O realizador, Felipe Bragança, em conversa com um dos produtores da O Som e a Fúria, Luís Urbano, sobre o processo criativo d’Um Animal Amarelo.

AFETOS DA DECOLONIZAÇÃO
Sexta-Feira, 16/10/2020, no final da sessão das 21H30 no Cinema Ideal, Lisboa

As atrizes Isabél Zuaa e Catarina Wallenstein, protagonistas do filme, em conversa com Marta Lança, doutoranda em Estudos Artísticos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, programadora, tradutora, jornalista cultural e editora do portal BUALA

CINEMA DECOLONIAL: ATRAVESSAR AS RUÍNAS

Domingo, 18/10/2020, no final da sessão das 19H30 no Cinema Trindade, Porto

As atrizes Lucília Raimundo e Catarina Wallenstein, protagonistas do filme, e o realizador Felipe Bragança em conversa com Melissa Rodrigues, performer, arte-educadora, membro da Associação Cultural RAMPA, do Coletivo InterStruct e do Núcleo Anti-Racista do Porto.

PERSONAGENS DE CINEMA E ANCESTRALIDADES NO BRASIL E PORTUGAL

Terça-Feira, 20/10/2020, no final da sessão das 21H30 no Cinema Ideal, Lisboa

O realizador Felipe Bragança em conversa com os atores Lucília Raimundo e Paulo Pascoal sobre a temática das representatividades das personagens de cinema contemporâneo.