
Ao longo dos últimos oito anos, o Tremor tem transformado São Miguel no epicentro de uma experiência em torno da música, do território e do cruzamento entre as artes.
O festival açoriano está de regresso à ilha em setembro, entre os dias 7 e 11, com o apoio da Antena 3 e uma proposta que mantém grande parte dos nomes anunciados para a cancelada edição de 2020.
O evento terá palcos nas cidades de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, a par das várias propostas de descoberta e interação com o território.
No total são 16 as bandas e produtores que farão de São Miguel o epicentro para uma experiência que, ao longo de 5 dias, integra concertos em salas, performances surpresa e apresentações na natureza: Angélica Salvi, Clã, Conferência Inferno, Dirty Coal Train, Lena d’Água, Samuel Martins Coelho, Sensible Soccers e Solar Corona compõem a comitiva nacional do evento, onde também atuam Casper Clausen, Ferro Gaita, Kelman Duran, Larry Gus, Ko Shin Moon, MadMadMad, Vanishing Twin e Warmduscher. Destaque ainda para os artistas açorianos alinhavados: InSeCureFrank, Kazän, Luís Gil Bettencourt e Mário Raposo.
O Tremor integrará ainda um total de três residências artísticas que vão propor criações e espectáculos inéditos nas áreas da música. A abrir o festival a nova colaboração com a Escola de Música de Rabo de Peixe, desta feita, com o músico Jerry the Cat e a primeira junção em palco de Filho da Mãe, Norberto Lobo e Ricardo Martins. Palavra especial ainda para o novo episódio do trabalho da ondamarela com a Associação de Surdos de São Miguel e para as propostas de concertos de músicos locais: InSeCureFrank e a banda de punk Kazän, os criadores Luís Gil Bettencourt e Mário Raposo e a tríade Luís Senra, Sofia Caetano e PMDS responsável por criar a banda sonora para o Tremor Todo-o-Terreno deste ano, adensam o alinhamento deste ano.
Embora impossibilitado de acontecer nos mesmos moldes de anos anteriores, o Tremor propõe-se manter a estrutura basilar que tem vindo a consolidar a sua imagem de marca: a procura por novas formas de leitura sobre o território patrimonial e histórico dos Açores e a criação de espaços de diálogo entre artistas locais e os de outras paragens. Um desses espaços é o Tremor Todo-o-Terreno, cuja paisagem sonora está este ano entregue à artista multimédia Sofia Caetano, ao projecto de eletrónica PMDS (Pedro Sousa e Filipe Caetano) e ao saxofonista, improvisador e performer Luís Senra. Em conjunto, os quatro artistas criam uma experiência plástica e sónica para um trilho pedestre específico, que culmina numa apresentação, ao vivo, na natureza.
Está também confirmada a criação site-specific Epicentro: Promessa, em que a ilha se torna “o núcleo expositivo ativo de um circuito artístico vivo que ocupa espaços interiores e exteriores da sua natureza e da sua malha urbana”. A ser inaugurada durante as datas do festival, a exposição integra contributos do coletivo berru, das duplas Débora Silva e Slim Soledad, João Pais Filipe e Beatriz Brum (com coprodução da ArtWorks), de Gregory Le Lay e da Sonoscopia.
O calendário de concertos e apresentações do Tremor 2021 está organizado de forma a garantir que todos os portadores de bilhetes podem aceder às várias sessões e atividades propostas, prevendo a realização de mais do que uma sessão em alguns dos momentos programáticos e reforçando os concertos e as apresentações em espaços abertos, entre outros ajustes. Mantêm-se, contudo, as surpresas do Tremor na Estufa!
A venda de novos bilhetes para o festival encontra-se suspensa, e a lotação está limitada, por agora, aos detentores de ingresso para a edição de 2020 que decidiram não pedir a sua devolução à data do cancelamento, transitando o mesmo automaticamente para esta edição.
ALINHAMENTO DIÁRIO
7 de Setembro, Ponta Delgada e Ribeira Grande
Filho da Mãe + Norberto Lobo + Ricardo Martins
Escola de Música de Rabo de Peixe + Jerry the Cat
Larry Gus
8 de Setembro, Ponta Delgada
Abertura Epicentro: Promessa
Tremor Todo o Terreno: Luis Senra, PMDS e Sofia Caetano
Tremor na Estufa – Artista Surpresa
Luís Gil Bettencourt
MadMadMad
Sonoscopia – Phobos: Orquestra Robótica Disfuncional
Warmduscher
9 de Setembro, Ponta Delgada
Epicentro: Promessa
Tremor Todo o Terreno: Luis Senra, PMDS e Sofia Caetano
Tremor na Estufa – Artista Surpresa
InSeCureFrank
Mário Raposo
Sonoscopia – Phobos: Orquestra Robótica Disfuncional
Vanishing Twin
10 de Setembro, Vila Franca do Campo
Epicentro: Promessa
Tremor Todo o Terreno: Luis Senra, PMDS e Sofia Caetano
Tremor na Estufa – Artista Surpresa
Associação Surdos São Miguel + ondamarela
Conferência Inferno
Lena D’Água
Sensible Soccers
11 de Setembro, Ponta Delgada
Epicentro: Promessa
Mini Tremor – (Estúdio 13 – Aviões de Papel + Sonoscopia – INsono: O ouvido secreto das plantas)
Casper Clausen
Clã
Dirty Coal Train
Ferro Gaita
Kazän
Kelman Duran
Samuel Martins Coelho