Agenda

The Great Lisbon Club

Durante quatro dias, entre 2 e 5 de dezembro, o bairro da Graça, em Lisboa, recebe, com o apoio da Antena 3, uma programação com 33 projetos — envolvendo mais de 100 artistas — que fazem parte do circuito independente de clubes.

Há um novo, abrangente, inclusivo e inédito clube em Lisboa que quer exaltar, preservar e servir de ponto de encontro para todas e todos que tecem a rede essencial de clubes alternativos da cidade. Clubes como espaços de liberdade, de cultura, de comunidade e criação, de partilha de linguagens, sonoridades e formatos diversos. Em suma, habitats naturais do encontro dos artistas com o seu público, dos artistas com os artistas, formando a base de todo um ecossistema cultural, em que a cena musical e artística do país floresce.

Pensado e idealizado por Miss Suzie (cantora, atriz, performer e diretora de arte) e Julita Santos (produtora e gestora cultural), o Great Lisbon Club apresenta-se de 2 a 5 de dezembro no Largo da Graça, no Camones e n’A Voz do Operário como o grande festival dos pequenos palcos e dá resposta a uma preocupação comum: “Apercebemo-nos de que faltavam palcos para o encontro desta família tão diversa sonoramente e ao mesmo tempo tão semelhante na forma de sentir e pensar este universo artístico. Com este conceito, unimos o passado e o presente, para reviver as experiências noturnas desde os cabarés dos anos 20 aos grandes clubes contemporâneos.”

Celebrar o passado com os olhos no futuro — mas a viver o presente — é o que vai acontecer nos três palcos que recebem a primeira edição: do rock ao hip hop, do psicadélico ao burlesco, do afro à eletrónica, do funk ao blues, todas e todos têm lugar neste imenso Clube. Dos talentos emergentes a projetos alternativos ou grandes nomes do panorama musical e artístico, é no encontro e na partilha que o Great Lisbon Club se apresenta como irrepetível a cada edição.

Este ano, os Pop Dell’Arte encontram o saxofonista Rodrigo Amado; Bezegol & Rude Bwoy Banda convidam Marta Pereira da Costa; os Bizu Coolective chamam Da Chick; João Cabeleira vai tocar com os Budda Power Blues; os Desconectados contam com a ajuda em palco de Jorge Palma e Manel Cruz; JP Simões apresenta o último disco do seu alter-ego Bloom com a prestação de Nuno Ferreira; Suzie and The Boys têm a companhia de Symone de la Dragma; os LEFTY vão rockar com Scúru Fitchádu. Estes são apenas alguns dos destaques de um cartaz único, que vai contar ainda com alguns dos nomes mais destacados do DJing da capital — como Mike Stellar, Lady G Brown, Lucky ou as duplas B SESSIONS (Mikas e Ricardo Pinto) e Chills and Fever (A Boy Named Sue e Nuno Rabino).

Durante todo o evento, Dagu, Lady Myosotis e Manu de La Roche são os anfitriões perfeitos para todas e todos não perderem as atuações n’A Voz do Operário.