Agenda

Sol Posto

Sol Posto é um filme-concerto dos Capitão Fausto e vai ser exibido em simultâneo, numa sessão única com o apoio da Antena 3, em 70 salas de cinema de todo o país, no dia 20 de novembro, às 20h.

Era para ter estreado a 14 de novembro, mas as novas regras de confinamento trocaram-lhes as voltas. Ainda assim, os Capitão Fausto não desistem, e vão lançar o filme-concerto o Sol Posto na próxima sexta-feira. Marta Rocha foi falar com Ricardo Oliveira, realizador do filme e com Salvador Seabra, o baterista da banda para conhecer melhor tudo o que torna este filme especial. 


Composto por versões inéditas do repertório da banda, o filme integra três performances exclusivas registadas em três momentos distintos do dia. As horas de Sol Posto — crepúsculo, noite, alvorada — são palco do descanso, da reclusão, dos sonhos e dos planos, da escuridão, da espera e do desconhecido.

Em sintonia com a vida quotidiana recente, Sol Posto reflete sobre a passagem do tempo e sobre a sua perceção. A ideia de um período de ponderação em vez de ação. De suspensão em vez de concretização. Se, por um lado, pretende evocar os mais verosímeis aspectos da experiência de um concerto, torna-se também uma oportunidade de quebrar a barreira física do tradicional binómio palco/plateia.

“Que através da lente do cinema se permita aproximar o espetáculo do espectador, não só trazendo este para dentro do palco, mas colocando-o a uma distância que permita uma intimidade quase exagerada.”Ricardo Oliveira (realizador)

A imagem e o som, servidos numa experiência visual e auditiva em 5.1 como só as salas de cinema podem proporcionar (em pleno cumprimento de todas as normas da DGS), foram gravados ao vivo em Melides no decurso de uma semana no passado mês de setembro.

Mais informações em capitaofausto.pt.