Agenda

Semibreve 2022

Basílica do Bom Jesus, Capela Imaculada e Salão Medieval da Universidade do Minho voltam a receber o festival de música eletrónica e arte digital, que decorre de 27 a 30 de outubro, em Braga, com o apoio da Antena 3.

Theatro Circo, gnration, Basílica do Bom Jesus do Monte, Capela Imaculada do Seminário Menor, Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho e Museu Nogueira da Silva são os espaços que acolhem a 12.ª edição do festival de música eletrónica e arte digital Semibreve. O programa deste ano apresenta concertos e DJ sets, instalações, conversas, um workshop e ainda uma área que permitirá ao público experimentar sintetizadores modulares e outros instrumentos eletrónicos.

Depois de um concerto inaugural na edição de 2021, o festival regressará novamente este ano à Basílica do Santuário do Bom Jesus do Monte, icónico local da cidade dos arcebispos e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2019. A abertura do festival caberá à francesa Félicia Atkinson, artista visual, compositora, poeta e fundadora da editora Shelter Press, que apresentará um espetáculo colaborativo com a artista e flautista portuguesa Violeta Azevedo. O concerto resulta de uma encomenda do festival em parceria com o festival francês Maintenant e acontece na noite de 27 de outubro.

O programa de concertos da edição de 2022 apresenta performances por Alva Noto (um dos nomes da música eletrónica mais esperados em Portugal), Caterina Barbieri, KMRU, Jan Jelinek, François J. Bonnet e Stephen O’Malley, Maxwell Sterling (com Stephen McLaughlin), Jana Rush, Lea Bertucci & Ben Vida, Gábor Lázár, Bleid, David Maranha, um showcase que celebrará os dez anos da editora portuguesa Príncipe Discos, com DJ Marfox, DJ Kolt e Xexa, e ainda mais estreias mundiais de Drumming GP & Burnt Friedman e Malcolm Pardon. O programa deste ano marca também o regresso do gnration e das já míticas noites dedicadas à música de dança.

Coordinatedº, um trabalho pelo estúdio Animaspace e Arina Kapitanova, é o vencedor da edição 2022 do Edigma Semibreve Award, prémio que visa celebrar e promover a criação de trabalhos que explorem a interatividade, o som e a imagem suportados através da utilização de tecnologias digitais. A peça, criada por artistas russas, procura ajudar os protestos dos manifestantes da oposição ao regime russo, deturpando a sua localização através da utilização de drones codificados e evitando que estes sejam detidos pelas autoridades. O trabalho estará em exposição no salão nobre do Theatro Circo.

O programa expositivo do festival contempla ainda quatro trabalhos de Media Art selecionados juntos das instituições portuguesas de ensino através do Edigma Semibreve Scholar, programa criado pelo festival para incentivar a criação de trabalhos artísticos no contexto académico. No festival, estarão presentes trabalhos de alunos da Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Universidade do Minho.

O festival apresenta ainda uma série de conversas centradas em alguns dos artistas presentes na edição deste ano. A editora Príncipe Discos e os músicos Stephen O’Malley e François J. Bonnet são os artistas em foco, com conversas moderadas, respetivamente, pelo “nosso” Rui Miguel Abreu e por Bartolomé Sanson, cofundador da editora Shelter Press.

A edição deste ano propõe também um workshop com Félicia Atkinson e Violeta Azevedo. The Ears of the Park decorrerá no Mosteiro de Tibães e desafia os participantes a desenvolveram uma escuta ativa na mata do mosteiro e observarem o ambiente que os envolve enquanto desenham escrevem ou gravam uma possível partitura/quadro para a sua própria composição.

Em parceria com a Patch Point, loja e estúdio focado na produção de novos tipos de instrumentos eletrónicos, o festival apresentará o Patch Point Synthesizer Lounge, um espaço que convida o público à experimentação e audição de diferentes tipos de sintetizadores, assim como outros instrumentos destinados à criação de música eletrónica.

O programa completo por dias pode ser consultado no site oficial: festivalsemibreve.com