Agenda

Romaria Cultural 2021

Nos dias 23, 24 e 25 de julho, a cidade de Gouveia recebe a Romaria Cultural 2021, com o apoio da Antena 3. Com a programação já fechada, este será mais um fim de semana de artes em diálogo, respirando ar puro, com artistas de todo o país.

As paisagens sonoras de Sensible Soccers, a viagem transgressiva de Pop Dell’Arte, a guitarra de Marinho e a kora de Braima Galissá, um cine-concerto dedicado a Buster Keaton (por Pešpäkøvå), a performance irreverente de Victor Torpedo & Vera Mahsati Show e os espetáculos “Saudade“ (da criação de Maria Inês Silva) e o “Cão que Vem de Tão-tão Longe” (UM COLETIVO) serão o recheio de um fim de semana que terá ainda exposições, atividades de natureza, conversas e oficinas de cariz informal e espontâneo.

A sétima edição da Romaria Cultural devolverá a cultura a alguns locais icónicos de Gouveia – os espetáculos terão lugar no mítico Anfiteatro da Cerca –, assegurando que todas as atividades decorrem de forma segura para público e artistas.

Todos os espetáculos serão de acesso gratuito, mas estarão limitados à lotação máxima do espaço permitida pela DGS. A organização apela a que seja feita a reserva de bilhetes para cada uma das cinco sessões em que a programação irá dividir-se: nos canais habituais da GO Romaria (link para formulário de reservas nas redes sociais e no evento), onde se descrevem todas as orientações subjacentes à reserva de bilhetes ou, presencialmente, no Posto de Turismo de Gouveia, estando o levantamento e escolha dos lugares disponível a partir de dia 22 de julho, na bilheteira do Anfiteatro da Cerca.

A Romaria Cultural 2021 terá como condição essencial a segurança de todos os participantes, privilegiando atividades ao ar livre e locais que conjuguem a proximidade pedonal ao centro da cidade com a inserção em ambientes de natureza muito próprios. Prevê-se que esta edição configure uma aproximação ao formato e diversidade que o festival tem vindo a consolidar, retomando o caminho de afirmação enquanto evento de referência regional e nacional.

Continuarão, assim, a promover-se diálogos entre as diferentes artes, a reforçar a rede colaborativa com outros agentes culturais, a promover uma oferta totalmente gratuita, democratizando-a por meio da escolha dos espetáculos e espaços onde eles acontecem e, em suma, encorajando a que neste verão todos se aproximem de novo das artes e subam a esta encosta única da Serra da Estrela.