Agenda

Rodellus 2021

Depois da última edição, em 2019, o Rodellus volta neste verão à freguesia de Ruilhe, em Braga, adaptado aos desafios da atualidade. The Twist Connection, Black Bombaim, David Bruno, Krypto, Grand Sun e Hause Plants são os nomes que sobem a palco nos dias 24 de julho, 31 de julho e 7 de agosto, com o apoio da Antena 3.

O Rodellus divide-se por três fins de semana, com três sessões e alinhamentos distintos, numa experiência que se espera rural. A sensibilização ambiental continua a ser uma das grandes preocupações da organização nesta sexta edição do festival minhoto, que contempla ações que integram o ambiente envolvente e a vida no campo. De modo a cumprir as regras sanitárias e a proporcionar uma experiência única aos festivaleiros, cada sessão tem um número limitado de lugares e acontece num local secreto, com passeio rural do ponto de encontro ao sítio dos concertos do dia.

 

24 de julho

David Bruno é um multifacetado artista com uma adoração sem igual pela cultura portuguesa e que nos convida a entrar no seu imaginário universo luso-kitsch que cruza a realidade e a ficção, dos filmes de ação aos bailes de verão. Depois de dois álbuns com grande aclamação do público, em 2020 lançou Raiashopping, em que canta histórias pessoais de um Portugal real e selvagem.

Hause Plants é o projeto em que Guilherme Correia compõe, produz e grava no seu quarto, transformando os sonhos em canções. É bedroom pop na sua essência, mas pede para ser ouvido ao vivo, juntando a urgência e a vitalidade do pós-punk dos anos 80 à dream pop e ao shoegaze. O EP de estreia, Film for Color Photos, foi apresentado na primavera deste ano.

 

31 de julho

Os Twist Connection são uma banda de Coimbra com raízes no rock’n’roll de outros tempos, porém recetivos a novas influências e sonoridades. Editaram um longa-duração em 2020 e preparam agora um novo lançamento para breve. Nos seus discos e nos concertos ao vivo, a banda destaca-se pela honestidade da sua música e pela fé inabalável no rock’n’roll.

Os Grand Sun cantam sobre personagens peculiares que encontram no dia-a-dia, sobre escapismo e sobre medo existencial. Claramente influenciados pelas décadas de 60 e 70, são uma banda de garage rock oscilando entre a pop psicadélica e uma atitude pós-punk. O longa-duração de estreia, Sal y Amore, é uma viagem sónica e crua à mente caótica da banda de Lisboa.

 

7 de agosto

Em 2021, poucas coisas ainda estão por dizer sobre os Black Bombaim, uma das mais importantes bandas da última década. O trio surgido nos arredores de Barcelos trilha as sonoridades rock com longas jams espaciais e conta com uma dezena de edições e várias centenas de concertos por toda a Europa e pelos EUA.

Nos Krypto, Gon, o mais alucinado vocalista nacional, encontra no baixo de Martelo e na bateria de Chaka as carruagens de fogo ideais para se lançar numa infindável lista de diatribes sobre um sem-número de temas fraturantes. Em Eye18, o trabalho de estreia do grupo, ouvimos oito temas que procuram resgatar um balanço da música pesada com um laivo psicadélico.

 

Já esgotado, a organização decidiu, como forma de presentear o público que não conseguiu bilhete, realizar uma transmissão em cada um dos dias do Rodellus 2021 na página do festival no Facebook — com o objetivo de angariar fundos para a União Audiovisual, que tem, ao longo de mais de um ano, apoiado os profissionais da cultura neste momento tão frágil.