Agenda

RESPIRA! 2019

O RESPIRA! regressa ao Theatro Circo em maio, entre os dias 2 e 4, com cinco espetáculos internacionais: o londrino Alfa Mist, o americano Lonnie Holley, o ucraniano Lubomyr Melnyk, a escocesa Kathryn Joseph e o libanês Rami Khalifé, os dois últimos em estreia absoluta em Portugal. A Antena 3 é a rádio oficial da terceira edição do evento que transforma Braga na capital do piano.

Na noite inaugural, a 2 de maio, Alfa Mist apresenta o trabalho que sucederá aos icónicos Nocturne e Antiphone. Depois de começar a sua jornada musical como produtor de grime e hip hop, o pianista autodidata enveredou pela música jazz, tendo colaborado com artistas como Tom Misch e Jordan Rakei.

Na noite de 3 de maio, sexta-feira, o Theatro Circo recebe Lonnie Holley, músico e artista plástico que regressou ao discos em 2018 com MITH, trabalho que lhe valeu as mais altas críticas na imprensa. Falar de Lonnie Holley é falar de um norte-americano de 66 anos nascido e criado no Alabama, o sétimo de 27 irmãos, pai de 15 filhos — factos só por si representativos da sua unicidade. Rami Khalifé, compositor, pianista e artista franco-libanês e filho de um dos compositores mais consagrados do Líbano, Marcel Khalife, abre a noite. Após trabalhar com a Orquestra Filarmónica do Catar, estreia-se em Portugal com o trabalho Lost, que o estabeleceu como um dos compositores mais emocionantes da sua geração.

Na noite de encerramento, no sábado, sobe a palco um dos pianistas mais consagrados da atualidade: Lubomyr Melnyk. O pianista de 70 anos, que já passou por Portugal em 2015 e em 2017, é conhecido por tocar num estilo que o próprio apelidou de “música contínua”, técnica que consiste em tocar notas rápidas em longas séries e que começou a desenvolver quando trabalhava na Ópera de Paris, na década de 70. Vem apresentar o mais recente disco, Fallen Trees, editado pela Erased Tapes. Na mesma noite, Portugal recebe pela primeira vez Kathryn Joseph, uma pianista prodigiosamente talentosa muitas vezes comparada a Björk e a Anohni. Depois de um primeiro trabalho, Bones You Have Thrown Me and Blood I’ve Spilled, lançado em 2015 e eleito como melhor álbum escocês desse ano nos BBC Awards, atirou-se ao seu segundo trabalho discográfico, From When I Wake the Want Is, que a catapultou para a conhecida Rock Actions Records, selo de bandas como Mogwai.

Nas duas últimas edições, o RESPIRA! recebeu nomes como Rufus Wainwright, Wim Mertens, James Rhodes, Douglas Dare, Grandbrothers e Vanessa Wagner, entre outros.

Os bilhetes estão à venda por €12 (diário) e €20 (passe geral).