Agenda

Porto/Post/Doc

O Porto/Post/Doc volta às salas do Porto entre os dias 20 e 29 de novembro, com o apoio da Antena 3, numa edição que tem como tema central A Cidade do Depois.

O tema marca o ciclo de conversas do Fórum do Real e será o mote para um programa especial de filmes que incluirá obras de Pedro Costa, António Campos e Chris Marker, entre outros. Tendo como espaço central o Rivoli – Teatro Municipal do Porto, o evento mantém a sua programação no Passos Manuel e no Planetário do Porto, propondo, paralelamente, uma edição online que disponibiliza grande parte da selecção em VoD.

A secção Transmission é pela primeira vez competitiva, e a sua programação, dedicada às principais tendências do universo musical, é composta por cinco filmes que olham para o impacto da música no mundo em seu redor. A crónica sobre os movimentos do SoundCloud rap, o ritmo que marca as ruas de Baltimore, os processos criativos dos referenciais KLF, a ignição social e política levantada pelo movimento Rock Against Racism e a vida e a obra do já menos desconhecido José Pinhal são as histórias que ocupam as salas na edição de 2020 do Porto/Post/Doc.

Ainda no campo da música, a estreia nacional de American Utopia, filme de Spike Lee baseado no disco e concerto de David Byrne, tem honras de abertura do festival. Na sessão de encerramento, mais uma estreia a olhar temas quentes do hoje: MLK/FBI, obra realizada por Sam Pollard que segue Martin Luther King Jr. enquanto este é alvo de uma investigação com laivos de perseguição pela instituição policial americana.

Mais informações e programa completo no site oficial do festival.