Agenda

Porquinha

Porquinha (título original: Cerdita; título internacional: Piggy) é a nova estreia da Cinema BOLD com o apoio da Antena 3. O filme chega no dia 19 de janeiro em exclusivo ao Cinema Fernando Lopes, à Casa do Cinema de Coimbra e à plataforma Filmin Portugal.

Para Sara, o verão é sinónimo de gozo constante por parte das outras raparigas. Mas tudo isso acaba quando aparece um estranho na sua pequena cidade que rapta quem a atormenta. Sara sabe mais do que diz e terá de decidir entre falar e salvar as raparigas ou ficar em silêncio e proteger o estranho que a salvou.

Na origem do filme, está o tema do medo, explorado na curta-metragem homónima de 2018 de Carlota Pereda. “Todos nós sentimos medo. É uma emoção humana primária, essencial à nossa sobrevivência. Verão na Extremadura, uma estrada deserta, com adolescentes a cruzarem-se. Não há razão para ser assustador, certo? Tudo depende das nossas expectativas. E das nossas experiências. Escrevi o Porquinha para confrontar os meus próprios medos. Medos reais. Coisas que me fazem sentir vulnerável. Violência, violência sexual e, desde que sou mãe, bullying. Porque ser adolescente pode ser assustador”, explica a realizadora.

Apresentado nos festivais internacionais de Sundance, San Sebastián e Sitges, onde recebeu o Méliès d’Or, o primeiro filme da realizadora espanhola está ainda nomeado para 6 Goyas do cinema espanhol. Porquinha é o filme de terror sangrento a não perder neste início do ano.

Sessão especial

O Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, recebe uma sessão especial de exibição de Porquinha no dia 20 de janeiro, às 21h, com o apoio da Antena 3 e da Filmin. À projeção do filme, seguir-se-á uma conversa virtual animada pela nossa Teresa Vieira com a realizadora Carlota Pereda, que marcará presença na sessão de forma remota. A conversa será transmitida em direto nas redes sociais da Filmin.