Agenda

Patrick

Patrick estreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 23 de julho, com o apoio da Antena 3.

Patrick (Hugo Fernandes), 20 anos, vive em Paris com o namorado, mais velho. Gere um site de pornografia adolescente, o que o leva a ser preso após uma rusga numa festa. Mário, um menino de 8 anos, foi raptado no interior de Portugal há 12 anos. Patrick e Mário são a mesma pessoa, e essas duas identidades estão em conflito: a vida de festas, drogas e promiscuidade em Paris; e a sua nova vida rural em Portugal, onde se sente obrigado a criar ligações com uma família destruída.

“Se alguém te diz que afinal não és este, mas és aquele, isso faz faísca. Ele sabe quem foi, mas viveu oito anos com uma identidade, depois mais dez anos numa ‘neverland’, não muito longe do raptor, que foi um pai e um protetor; e depois, de repente, é devolvido à sua família.” — Gonçalo Waddington (argumentista e realizador)

Com as interpretações de Alba Baptista, Carla Maciel e Teresa Sobral em destaque, a primeira longa-metragem de Waddington aborda temas como o rapto, o tráfico sexual de crianças, a pedofilia ou a desagregação familiar — bem como os tremendos efeitos nefastos sobre as vítimas — através da crise de identidade de um rapaz de 20 anos que teve a sua infância arruinada. Quem é afinal “Patrick”, ou Mário, que se apercebe de que tem uma família em Portugal que nunca o esqueceu mas que não sabe lidar com o seu passado?

Patrick teve a sua primeira apresentação no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, em setembro do ano passado. A banda sonora é da autoria de Bruno Pernadas.