Agenda

Os Demónios do Meu Avô

Os Demónios do Meu Avô estreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 22 de junho, com o apoio da Antena 3.

Rosa, uma profissional de topo, altamente cotada no mercado empresarial, leva uma vida exigente e inteiramente dedicada ao seu trabalho. A morte do avô, de quem se tinha progressivamente afastado devido ao trabalho inesgotável, acaba por lhe provocar um súbito ataque de stress que coloca em dúvida as suas escolhas. Rosa decide, então, abandonar a cidade e partir ao encontro do lugar e das memórias da sua infância, vivida ao lado do seu avô. Ao chegar à propriedade isolada, no meio da paisagem transmontana, descobre que o avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas. Levada pelo remorso e pela necessidade de encontrar novo rumo para si, tenta reconstruir a casa e os campos. Rosa, contudo, não está sozinha. Além das pessoas com quem estabelece novos laços, surge um grupo de demónios de barro modelados pelo seu avô, que parecem, por vezes, ganhar vida, aconselhando-a, orientando-a e consolando-a, como ele próprio teria feito.

Os Demónios do Meu Avô é uma longa-metragem de animação stop motion realizada por Nuno Beato com argumento de Possidónio Cachapa e as vozes de Victoria Guerra, Nuno Lopes, Ana Sofia Martins e António Durães.

Vencedor do Grande Prémio do Cinanima e do prémio de melhor banda sonora no festival Caminhos do Cinema Português, Os Demónios do Meu Avô é um filme cheio de Portugal — não só graças à música original dos Gaiteiros de Lisboa, mas também pelas esculturas tipo figurado minhoto que dão cara e corpo às memórias, às estórias (aos demónios) do avô.