Agenda

Ornatos Violeta

Depois dos grandes palcos em festivais, os Ornatos Violeta regressam às salas de espetáculos. Dia 26 de novembro, atuam no Teatro das Figuras, em Faro, com o apoio da Antena 3.

Em 1997, os Ornatos Violeta lançavam o seu primeiro disco – Cão -, depois de largos anos de amizade e comunhão musical. Atingiram o estatuto de banda de culto, mas estiveram a maioria da sua história sem lançar discos e com uma sonoridade distinta.

Mas o Cão! só aparece alguns anos depois de tudo começar. Antes ainda, houve algumas férias em conjunto, uma enorme cumplicidade, “Dez Lamúrias por Gole”, Termómetro Unplugged, Rock Rendez-Vous, Montpellier, Red Wings Mosquito Stings e toda uma reviravolta… Só depois surge Nuno Faria, da Polygram, com um casaco de camurça e um contrato na mão. O Monstro Precisa de Amigos foi o segundo e último álbum da banda portuguesa Ornatos Violeta, lançado a 22 de novembro de 1999.

A história começou na Escola Artística Soares dos Reis, na cidade do Porto. Apesar de hoje ser uma escola secundária, quando lá entraram o ensino começava a partir do 7.º ano de escolaridade. Foi assim que Nuno Prata, Peixe e Kinörm se conheceram. Eram da mesma turma. Manel Cruz era da turma B, que se fundiu com a turma dos restantes no 10.º ano. Naquela altura, a mais importante escola secundária de artes do Porto era composta pelo futuro da sua força criativa: alternativos, vanguardistas e excêntricos, uma escola diversificada onde as subculturas e nichos artísticos davam os seus primeiros passos.

Os bilhetes para o concerto em Faro estão à venda nos locais habituais e bilheteira online.