Agenda

MUMA 2020 [CANCELADO]

Está fechado o cartaz do MUMA, que volta ao Faial de 14 a 16 de maio, com a programação mais ambiciosa até à data e o apoio da Antena 3. Entre as últimas confirmações para a edição de 2020, encontram-se uma mão cheia de espetáculos únicos promovidos pelo festival, resultantes de encontros inéditos entre artistas visitantes e locais, assim como apresentações de novas revelações da música nacional e local.

A abertura oficial, no dia 14 de maio, faz-se com o espetáculo Isco Vivo: B.I.F. & Angie Reed, um concerto multimédia pensado a partir do arquivo de vídeos que o fotógrafo açoriano e colaborador da National Geographic Pepe Brix recolheu nas suas expedições de pesca longínqua nos grandes bancos da Terra Nova e Islândia e na faina do atum nos mares dos Açores. A montagem das imagens e a criação musical são feitos em tempo real, ficando o vídeo à responsabilidade da artista multidisciplinar norte-americana Angie Reed. A banda sonora será criada pelo B.I.F. (Bando de Improvisação do Faial) — um grupo, formado em 2019, que resulta de uma oficina de improvisação musical dirigida pelo músico Tiago Marques com vários músicos amadores do Faial — com as participações especiais de Arianna Casellas e João Pais Filipe.

O projecto Murmurinho, nascido no ano passado, promete continuar a ser um dos pontos altos do festival: Folcloritmos é o tema desta edição, com uma abordagem às estruturas e aos códigos do folclore regional a partir de estruturas algorítmicas e modelos da automação digital. O músico açoriano Pedro Lucas imaginou um espetáculo musical e coreográfico que conta com a participação de quatro grupos folclóricos do Faial, a turma de ballet do Conservatório Regional da Horta e o percussionista convidado Ian Carlo Mendoza em vibrafone. A direção artística e a composição musical continuam a cargo do músico vimaranense Rui Souza (Dada Garbeck), ladeado pelo coreógrafo faialense Pedro Rosa.

A última apresentação de Ian Carlo consiste num concerto do seu projecto multi-instrumental Toking Cratch, que, com a companhia do guitarrista faialense Zeca Sousa e do teclista Dada Garbeck, apresenta um repertório original orientado para os mais novos (no Parque de Merendas do Capelo, na tarde do dia 16).

Por fim, B FachadaClasse Crua, Maria Reis, Monday e Pista são alguns dos destaques entre os nomes de peso que, ao longo dos três dias do MUMA, atuam em vários pontos da ilha açoriana, com foco na cidade da Horta. A encerrar o festival, os Açores assistem à estreia de um dos nomes ligados à Príncipe Discos: Puto Márcio.

 

Murmurinho #1: Folcloritmos

B Fachada

Classe Crua

Desidério Lázaro Trio

Maria Reis

Monday

Pista

Puto Márcio
João Pais Filipe + Ian Carlo Mendoza
Isco Vivo: B.I.F. & Angie Reed
Arianna Casellas Vs Mendoza
Simão Simões
Quadrado
Rui Miguel Abreu (DJ Set)
Toking Cratch convida Dada Garbeck e Zeca Sousa

 

Logo no dia 13, para o warm-up do festival, o MUMA desafiou a cantora luso-venezuelana Arianna Casellas, membro do coletivo portuense Sereias, para um encontro de estórias e canções com Mendoza, no Peter Café Sport.

Os bilhetes gerais para o MUMA estão à venda por €16.

Todas as informações no site oficial: www.festivalmuma.pt