Agenda

Jardins Efémeros’21

A IX edição dos Jardins Efémeros vai realizar-se entre os dias 3 e 11 de julho, em Viseu, sob o tema A Palavra e as Linguagens e com uma programação criada para públicos diversificados. Apoio Antena 3.

O programa inclui oito categorias — Artes Visuais, Arquitetura, Som, Cinema, Pólis, Oficinas, Mercados e Teatro & Dança — adaptadas ao tema deste ano.

Na área das artes visuais, destacam-se nomes nacionais incontornáveis como João Louro, João Pais Filipe, Marco Franco e Joana Pestana, entre muitos outros, num total de 18 projetos expositivos em diversos locais, linguagens e formatos — exposições individuais e instalações, escultura, desenho, pintura, fotografia, tipografia, entre outros formatos.

Na área do som, a edição de 2021 dos Jardins Efémeros conta com 24 projetos, entre os quais quatro espetáculos híbridos e duas residências artísticas. Lyra Pramuk, Heather Leigh, Bendik Giske e Deena Abdelwahed são nomes internacionais que se apresentam a solo, para concertos, pela primeira vez em Portugal. Da chamada de artistas sonoros emergentes, os cinco projetos selecionados são Odete, Ece Canlı, Bleid, Canadian Rifles e Mad Nomad. Nuno Veiga, Fitas Magnéticas, Gala Drop e Marco Franco são outras presenças de artistas portugueses com novos trabalhos para mostrar em Viseu.

Fazendo jus ao mote desta edição, os Jardins Efémeros não poderiam encerrar de melhor maneira do que com um concerto de Rui Reininho, pronto para estrear o álbum 20.000 Éguas Submarinas — com transmissão em direto e em exclusivo nas redes sociais da Antena 3.

Empatias é um projeto de arquitetura paisagista e de arte urbana, criado por Alexandre Farto (Vhils), Cristina Robalo (fundadora e sócia-gerente da Ideia Verde) e Sandra Oliveira (diretora artística dos Jardins Efémeros). Todos os envolvidos trabalharam pro bono para a criação de uma proposta de reabilitação do jardim e da mata do Hospital Psiquiátrico de Abraveses, a ser candidata ao Orçamento Participativo do Município de Viseu.

A investigadora Isabel Nogueira programou um ciclo de cinema com quatro sessões fílmicas ao ar livre, propondo “uma viagem por vários universos da linguagem e da palavra, em sentido alargado, tais como a dança, a música, a memória, a imagem, o experimentalismo ou, inclusivamente, a própria impossibilidade da comunicação”.

Por fim, os Mercados Efémeros. A audição de um disco, o folhear de uma publicação e a degustação das receitas da artista/chef Rosário Pinheiro alimentam o espírito e o corpo de quem visitar o espaço pop-up dedicado ao bem-estar físico e mental promovido pela loja de discos e de publicações de arte Matéria Prima e pelo restaurante vegetariano Grão a Grão. O Mercado Indo Eu, promovido pela Junta de Freguesia de Viseu, é a materialização do desejo de criar um espaço onde expositores não profissionais possam trocar e comercializar artigos usados em bom estado, antiguidades e produtos vintage ou de produção própria.

Mais informações e toda a programação no site oficial: jardinsefemeros.pt