Agenda

InShadow – Lisbon ScreenDance Festival

Entre 15 de novembro e 15 de dezembro, a 13.ª edição do InShadow – Lisbon ScreenDance Festival propõe encontros imprevisíveis entre cinema, dança e tecnologia, com o apoio da Antena 3.

O InShadow — que se espalha pelo Museu da Marioneta, pelo Teatro do Bairro, pela Cinemateca Portuguesa, pelo Espaço Santa Catarina, pelo Centro Cultural Mercês, pela Cisterna da Faculdade de Belas Artes, pela Livraria Ler Devagar, pela Biblioteca de Alcântara, pela Fnac Chiado, pelo Museu das Comunicações e pela Galeria Note — destaca-se internacionalmente nas áreas da videodança e da performance, assumindo um caminho essencialmente de risco no cruzamento de áreas artísticas do corpo e da imagem.

Num ano em que o número de inscrições aumentou e a qualidade dos filmes se faz notar, a Competição Internacional de Documentário decorre no Museu das Comunicações a 30 de novembro e 1 de dezembro, com a exibição de vários filmes que retratam percursos documentais em torno da relação do corpo com dança, tecnologia e performance. Já a Competição Internacional de Videodança decorre no Teatro do Bairro, de 6 a 10 de dezembro.

A cerimónia de entrega de prémios, igualmente no Teatro do Bairro, no dia 11 de dezembro, inclui a performance Dance is my heroine, da espanhola Cristina Gomez. Na véspera, a coreógrafa dá um workshop em que relaciona a dança e o vídeo ao espaço público e às redes sociais.

No âmbito da programação da Mostra de Espanha em Portugal, o festival conta ainda com a presença da coreógrafa Salud Lopez — com a performance Danzáfono, na Biblioteca de Alcântara, nos dias 26 e 27 de novembro, e dois workshops de escrita e corpo, a 24 e 25 de novembro.

Rita Vilhena apresenta, a 24 de novembro, na Cisterna FBAUL, a performance e vídeo instalativo do projecto Pele a nossa Pele. No espaço Santa Catarina, a 7 dezembro, a artista italiana Madalena Ugulini apresenta a sua nova performance com o coletivo Dança Imaginal.

Esta edição do festival integra também uma mostra de filmes argentinos (centrada no conceito do festival parceiro Movimiento en Foco), uma sessão do Panorama América (em parceria com a Mostra Internacional de Videodança de São Carlos) e uma curadoria em parceria com o festival Choreoscope, de Barcelona.

De 2 a 4 de dezembro, na Cinemateca Portuguesa, decorre uma homenagem a Jorge Salavisa, figura incontornável da dança que nos deixou no ano passado e que teve uma relação pessoal com o InShadow, contribuindo também para o seu nascimento.

A dança é celebrada através do cinema com a exibição do documentário Keep Going, de Marco Martins; do filme Hotel Müller, de João Salaviza; de Lissabon Wuppertal Lisboa, de Fernando Lopes; e de uma sessão retrospetiva do InShadow, fazendo uma simbólica homenagem a Rolf Hepp com Echo, o filme realizado pela sua filha, Nicola Hepp.

Mais informações e programação completa no novo site oficial: www.inshadowfestival.com