Agenda

I Am Greta

I Am Greta estreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 11 de novembro, com o apoio da Antena 3.

Nathan Grossman começou a filmar Greta Thunberg no início da sua greve escolar, em agosto de 2018, ainda antes de serem feitas as primeiras reportagens sobre a jovem. Continuou a segui-la até setembro de 2019, depois de ela atravessar o Atlântico num veleiro para discursar na Cimeira do Clima das Nações Unidas — um discurso emotivo que inspirou e continua a inspirar milhares de jovens e adultos no mundo inteiro que a ela se juntaram em greves e discussões sobre o futuro do planeta.

O documentário, apresentado no Festival de Veneza, explora também a luta pessoal de Greta para equilibrar a sua adolescência com a atenção e o mediatismo de que atualmente é alvo.

No dia 12 de novembro, coincidindo com a conclusão da COP26, o Cinema Ideal, em Lisboa, promove uma sessão de exibição do filme seguida de debate, com moderação a cargo de José Vítor Malheiros e a presença de Catarina Grilo, em representação da ANP|WWF, e de duas jovens em representação da Greve Climática Estudantil. Esta sessão acontece às 15h, havendo nesse dia uma sessão extra às 19h15.