Agenda

Festival Verão Azul

A edição de 2021 do Festival Verão Azul acontece de 4 a 20 de novembro em Lagos, Loulé e Faro, com o apoio da Antena 3.

Como tem vindo a ser habitual, a 10.ª edição de um dos eventos de arte contemporânea mais importantes do sul do país apresenta uma programação de excelência, muito baseada em novas criações que têm como principais abordagens o ambiente, os direitos humanos, a igualdade e a precariedade — com exposições, concertos, performances, oficinas e espetáculos nas três cidades algarvias.

Alguns destaques: Alex Cassal recria um possível apocalipse para provocar encontros íntimos numa biblioteca; Pauliana Valente Pimentel propõe uma visita ao modo de viver das comunidades ciganas de Loulé e Faro; Miguel Bonneville relaciona a matemática com o corpo e sua potência erótica; o grupo catalão ZA! olha a região e os seus vícios laborais contemporâneos numa encomenda de um divertido concerto-percurso.

Os mais jovens também fazem parte do cartaz, no sentido de propor diferentes visões sobre a humanidade, pela mão de António Jorge Gonçalves e LBC Soldjah. A quase-completa compilação de Histórias Magnéticas de Sérgio Pelágio propõe uma seleção daquelas que falam de ambiente, democracia e sonhos.

Os artistas locais não são esquecidos, nomeadamente através de três novas criações ou recriações, por parte de Carolina Cantinho & António Guerreiro, João Caiano & Martim Santos e José Jesus & Flávio Martins.

O Festival Verão Azul continua, ainda, a convidar as pessoas a olhar para o papel social da arte, através do filme-desilusão de Luciana Fina, que pretende provocar um debate sobre o ambiente, ou da Galeria de Arte Ambulante, que expõe a precariedade dos artistas num velho Mercedes-Benz que instiga discussão à volta das suas obras de arte e interação por parte dos espectadores.

Mais informações e programação completa no site oficial: www.festivalveraoazul.com