Agenda

FAZUNCHAR

O FAZUNCHAR regressa a Figueiró dos Vinhos já este sábado para a sua 3.ª edição, de 14 a 22 de agosto de 2021.

A programação apresenta pinturas murais, instalações, residências artísticas, exposições, workshops, conversas, visitas guiadas, concertos e o já tradicional piquenique comunitário.

Há ainda atuações de MIRAMAR (projeto de Frankie Chavez e Peixe) e Fred, que irá apresentar o resultado da residência artística.

No que a pintura mural se refere, estão marcadas as presenças da espanhola Elisa Capdevila, do argentino Bosoletti e da artista francesa Perrine Honoré, bem como dos portugueses Pantónio, Mariana Duarte Santos, Samina ou Third.

Pelas ruas da Vila iremos ainda cruzar-nos com o histórico artista espanhol ISAAC CORDAL, bem como com a componente exterior da exposição VERSOS de RUTE FERRAZ, que nos apresenta, também pelo Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, o resultado das suas residências artísticas de fotografia realizadas em 2019 e 2020.

Esta edição conta ainda com mais 3 residências artísticas, nas áreas de desenho, vídeo e fotografia, envolvendo respetivamente os seguintes talentos: FRANCIS.CO, MARIANA VASCONCELOS e MIGUEL OLIVEIRA.

A edição 2021 do FAZUNCHAR volta a proporcionar a toda a comunidade a aprendizagem de algumas técnicas artísticas com alguns dos mais reconhecidos artistas da área, apresentando um workshop de stencil orientado por SAMINA e um workshop de ilustração com plasticina orientado por MANTRASTE.

Foi também lançado o desafio de reinterpretação de uma obra de Malhoa à ilustradora TERESA REGO, cuja obra integrará esta original coleção de postais que nasceu originalmente para as ruas da Vila de Figueiró dos Vinhos.

Agendadas para o último fim‑de‑semana de programação, estão as habituais visitas guiadas pelas obras realizadas ao longo do evento, pela Vila e pelas várias freguesias. Este ano surge uma nova forma de deambulação e reconhecimento do território, a Volta dos Vinhos. A programação culmina depois no piquenique comunitário.

A edição 2021 do FAZUNCHAR traz ainda consigo a recuperação parcial de uma tradição, o ‘jornal de cordel’, que irá habitar o centro da Vila e onde residentes e visitantes poderão acompanhar, desta forma absolutamente informal, um pouco ou muito do que se estará a passar durante os 9 dias de agitação que se alastra por todo o território que compõe Figueiró dos Vinhos.