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Cinema BOLD: Ovo

Ovo (título internacional: Hatching) é a grande estreia de novembro da Cinema BOLD, com o apoio da Antena 3. O filme chega no dia 3 ao Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, e fica disponível também em VOD na mesma data.

Tinja, uma ginasta de 12 anos, tenta desesperadamente agradar à mãe, uma mulher obcecada com apresentar ao mundo a imagem de uma vida familiar perfeita através do seu popular blogue. Uma noite, Tinja encontra um ovo estranho. Ela esconde-o e mantém-no quente. Quando ele eclode, o que nasce é inacreditável…

No mesmo registo de Deixa-me Entrar e O Senhor Babadook, um drama psicológico maduro mistura-se com terror corporal excessivo em Ovo, a impressionante longa-metragem de estreia da realizadora finlandesa Hanna Bergholm, que tem vindo a recolher os maiores elogios do público e da crítica desde a sua apresentação em Sundance, no início do ano.

 

Sessão especial de Halloween

No dia 31 de outubro, às 21h30, o Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, promove uma sessão de antestreia de Ovo, com o apoio da Filmin e da Antena 3.

Após a exibição do filme, o realizador Carlos Conceição modera uma sessão de perguntas e respostas com Hanna Bergholm, presente na sessão de forma remota.

Ovo é uma história sobre a ausência de amor que leva à criação de um monstro. Realizei Ovo para quem gosta de filmes de género e para o público que costuma ter medo de filmes de terror, mas que quer ver histórias poderosas sobre emoções femininas. A história de Ovo é contada através da perspetiva da personagem principal, Tinja. A sua experiência de vida é muito limitada, resumindo-se sobretudo ao mundo da ginástica e à vida familiar que a mãe criou para ela. Quis criar um mundo único no filme, mas não é um mundo imaginário. Aos poucos, temos a sensação subtil de que algo se passa, mas é mais difícil de identificar, pois o suspense não ocorre na escuridão; ocorre nos quartos em tom pastel. Como muita gente nos dias de hoje, a mãe em Ovo expõe a sua vida e a sua família ao pormenor nas redes sociais, através da sua lente cor-de-rosa. Para ela, gravar um vídeo popular no blogue é uma tentativa de produzir uma sensação de felicidade. Mas, derradeiramente, Ovo é sobre o medo de perder o controlo, que me é familiar. Tal como Tinja, eu também tinha um armário cheio de monstros imaginários. Conhecia tão bem os meus monstros, que criei uma ligação com eles. O meu maior medo era de que, um dia, eles saíssem do meu armário. Que aconteceria se tudo o que temo e todas as minhas falhas pudessem fugir e eu deixasse de poder controlá-las? — Hanna Bergholm