Agenda

Cinema Bold: A Flor da Felicidade

A Flor da Felicidade (título original: Little Joe) é a nova estreia da Cinema Bold. O filme chega às salas de cinema portuguesas no dia 30 de julho, com o apoio da Antena 3.

Alice (Emily Beecham), mãe solteira, é uma fitóloga experiente na Planthouse, uma empresa especializada no desenvolvimento de novas espécies de plantas onde criou uma flor muito particular, vermelhona, notável pela sua beleza e benefícios terapêuticos. Na verdade, se a conservar à temperatura adequada, se a alimentar bem e se falar com ela regularmente, a planta deixa o seu dono feliz.

Alice quebra o regulamento da empresa ao oferecer uma destas flores a Joe (Kit Connor), o seu filho adolescente. Juntos, dão-lhe o nome Pequeno Joe. No trabalho, a sua colega Bella (Kerry Fox) questiona-se sobre a nova planta quando o seu adorado cão, Bello, fica preso na estufa durante toda a noite e passa a ter um comportamento invulgar. O assistente de Alice, Chris (Ben Whishaw), também inala o pólen. Terá o seu comportamento mudado?

À medida que Pequeno Joe cresce, Alice é inundada por dúvidas quanto à sua criação. Talvez a planta não seja tão inofensiva como o seu nome sugere… Em quem poderá ela confiar?

“O segredo que todos carregam dentro de si é o ponto de partida da história. É sempre um segredo difícil de compreender para os outros, mas também para o próprio indivíduo. Este mistério dentro de nós irá emergir repentinamente, e tudo o que nos parecia tão familiar irá, de repente, parecer enigmático. Uma pessoa que julgamos conhecer bem torna-se um estranho. A proximidade torna-se distância. O desejo de entendimento mútuo, empatia e simbiose já não é satisfeito. Neste sentido, A Flor da Felicidade é uma parábola do mistério que carregamos dentro de nós. No filme, isto torna-se tangível, através desta planta que parece ter o poder de transformar as pessoas. Esta transformação faz surgir o invulgar, e o que parece tranquilizador, a ligação entre duas pessoas, desintegra-se.Jessica Hausner (realizadora)