Agenda

Bons Sons 2022

ATUALIZAÇÃO: Tyroliro é o nome que completa o cartaz musical do Bons Sons, por ter sido a banda vencedora da 26.ª edição do Festival Termómetro. A atuação de Tyroliro será no dia 15 de agosto, no Palco Giacometti – INATEL.


Depois de dois anos de ausência, o Bons Sons está de volta de 12 a 15 de agosto, em Cem Soldos, com o apoio da Antena 3. Nesta 11.ª edição, as ruas, as praças, os largos e as esquinas ganham uma nova vida, e continua uma jornada de pensamento e ação sobre os dez pontos do Manifesto Bons Sons, que se materializou em 2019.

11 edições, 15 anos, 1 aldeia em manifesto e mais de 50 atuações musicais, entre concertos, live acts e DJ sets. Há vários concertos nas ruas de Cem Soldos. E do palco para as ruas vão também as bandas programadas pela Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, ganhando uma dimensão mais autêntica e mais próxima das pessoas.

Em 2022, a música habita as ruas e o chão de Cem Soldos, e acontece uma maior aproximação entre artistas e público, entre quem dá e quem recebe, entre quem atua e quem assiste. São momentos singulares, de generosidade e partilha, que dependem de todos e que podem juntar artistas e público no mesmo espaço, sem a obrigatoriedade de palco físico.

Ganham corpo as arruadas e projetos que usam o espaço público e o casario da aldeia como cenário para concertos.

Também o Palco Amália, que se localizava à frente da igreja de S. Sebastião, deixa de existir, e o seu nome é dado a um novo espaço para exposições: Casa Sem Teto Amália.

No âmbito da parceria de programação entre o Bons Sons e o Festival Materiais Diversos, são apresentados dois espetáculos de artes performativas; em parceria com o Curtas em Flagrante, é apresentada uma seleção de curtas-metragens; e foi ainda estabelecida uma nova parceria entre o Bons Sons e o Gerador, responsável pela organização de alguns debates e conversas durante o festival. Todas as atividades paralelas serão anunciadas em breve.