Agenda

Amadora BD 2021

De 21 de outubro a 1 de novembro, com o apoio da Antena 3, o Amadora BD acolhe inúmeras exposições e recebe mais de uma dezena de autores internacionais nos três espaços do festival — Ski Skate Amadora Park, Galeria Municipal Artur Bual e Bedeteca da Amadora.

Mulher-Maravilha, Lucky Luke, A História do Mangá, Michel Vaillant e Luís Louro são alguns dos destaques no Núcleo Central, localizado no Ski Skate Amadora Park.

O bom filho à casa torna. Retrospetiva de Jorge Miguel e Marcello Quintanilha: Chão de Estrelas, em exibição na Galeria Municipal Artur Bual, e Desvio (a obra vencedora, no ano passado, do Prémio para Melhor Ilustrador Português nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora), patente na Bedeteca da Amadora, são outros dos chamarizes da programação desta edição do Festival Internacional de Banda Desenhada.

Entre as presenças internacionais confirmadas, destacam-se também Georges Bess, com uma exposição dedicada à sua adaptação para banda desenhada do clássico Drácula, de Bram Stoker; Philippe Thirault, o argumentista do livro Shanghai Dream, ilustrado por Jorge Miguel; o desenhador espanhol Guarnido e o argumentista francês Alain Ayroles, autores do livro O Burlão das Índias; Frank Pé, autor da nova adaptação de banda desenhada da personagem Marsupilami; Lúcio Oliveira, o autor da popular série brasileira Edibar; e o colecionador norte-americano Bechara Maalouf.

Para além das exposições que podem ser visitadas presencialmente nos três espaços do festival, o Amadora BD 2021 integra ainda apresentações, lançamentos, workshops e outras atividades, em formato híbrido e cumprindo sempre as exigências impostas pelo contexto presente.

Também parte integrante do evento, a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora atribui, pela primeira vez, um prémio pecuniário, no valor de €5000, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português. A lista de nomeados pode ser consultada aqui.

Mais informações e programação completa no site oficial: amadorabd.com