Entre os dias 13 e 28 de novembro, o Alkantara Festival volta a acontecer em Lisboa, com o apoio da Antena 3, e apresenta uma extensa programação de teatro, dança, performance e festas. O programa conta ainda com atividades que convidam à proximidade: conversas com artistas, debates e aulas práticas.
Iniciado em 1993 por Mónica Lapa, na altura com o nome Danças na Cidade, o Alkantara Festival continua a demonstrar a sua identidade internacional e uma abertura à experimentação e ao fulgor da cultura contemporânea. Em 2020, voltou a ser um festival anual e, este ano, traz nomes internacionais consagrados (como Faustin Linyekula e Nacera Belaza), alguns em estreia nacional (Ali Chahrour, Dana Michel e Sonya Lindfors), e artistas portugueses (entre os quais se destacam Francisco Camanho e Vera Mantero).
Nesta edição, encontram-se ainda projetos cujo conceito ou execução são menos convencionais, como a performance com um livro e uma coreografia de Clara Amaral e a instalação-performance de Gabriela Carneiro da Cunha, que dá a ouvir o ecossistema do Rio Xingu.
Contemplando corpos e mentes de idades e formas diversas, originários de geografias distintas, e assistindo à partilha das suas experiências e histórias, este encontro caleidoscópico propõe estruturas de referência que se desejam afastadas dos modelos opressivos. Cada momento desta programação é um ponto de encontro para a reflexão sobre nós e sobre quem nos rodeia, bem como um convite à desconstrução de preconceitos.
Ao longo de 16 dias, a edição de 2021 do Alkantara Festival privilegia os encontros presenciais em torno dos principais palcos de Lisboa, nomeadamente a Culturgest, o Centro Cultural de Belém, o São Luiz Teatro Municipal, o Teatro do Bairro Alto e o Teatro Nacional D. Maria II. Das 20 propostas artísticas que compõem o programa, oito são apresentadas em estreia nacional. Dois projetos realizam-se no espaço público e três podem ser vistos no Espaço Alkantara, situado no bairro de Santos. Há ainda dois momentos de festa, na garagem da Culturgest e no Espaço Alkantara.
Mais informações e programação completa no site oficial: alkantara.pt