Agenda

A Viagem de Pedro

A Viagem de Pedro estreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 19 de maio, com o apoio da Antena 3.

Em 1831, D. Pedro deixa o Brasil independente rumo à Europa, a fim de preparar a luta contra o irmão Miguel pelo trono de Portugal, onde é tido como traidor. No meio do Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa, misturam-se membros da corte, oficiais, criados e escravos, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro tenta reunir forças para a guerra fratricida que se aproxima, mas a doença e o medo da morte lançam-no numa espiral de delírios em que revive diversos momentos da sua vida — a infância, o casamento com Leopoldina, o romance com Domitila de Castro — e imagina discussões com o irmão.

Partindo de uma lacuna nos relatos históricos, a realizadora brasileira Laís Bodanzky imagina a viagem de regresso a Portugal de Pedro I do Brasil (IV de Portugal) e penetra na consciência do antigo imperador, num exercício ousado de encenação histórica.

Uma coprodução luso-brasileira com Cauã Reymond, Victoria Guerra, Luise Heyer, Isabél Zuaa, Rita WainerWelket Bungué, Francis Magee, João Lagarto, Luísa Cruz e Isac Graça, A Viagem de Pedro foi o filme de encerramento do IndieLisboa no ano em que se assinalam os 200 anos da independência do Brasil.