Agenda

A Sala de Professores

A Sala de Professores (título internacional: The Teachers’ Lounge) estreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 22 de fevereiro, com o apoio da Antena 3.

Carla Nowak (Leonie Benesch), uma professora dedicada de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Destaca-se dos outros docentes graças ao seu idealismo. Quando surge uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. Carla tenta mediar entre pais indignados, colegas obstinados e alunos agressivos, mas vê-se implacavelmente confrontada com as estruturas do sistema escolar. Quanto mais desesperadamente tenta agir de forma correta, mais a jovem professora se aproxima do seu limite…

O realizador İlker Çatak assina uma primeira obra empolgante acerca do microcosmo da escola como espelho da nossa sociedade e oferece uma perspetiva única sobre as relações entre alunos e professores, bem como sobre a vida dos professores e os desafios que enfrentam. Para Ingo Fliess, produtor do filme, “a experiência escolar é omnipresente em todos nós. Todos nós já fomos alunos ou ainda somos professores e temos visões diferentes das escolas. A escola é um período formativo para todos. É onde descobrimos quem somos, como agimos, como resolvemos conflitos. Não será tentador ver um filme chamado A Sala de Professores, visto que a maioria de nós nunca foi a uma sala de professores e muitas vezes se perguntou o que se passa lá?”

A Sala de Professores teve estreia mundial na última edição do Festival de Berlim, onde recebeu o Label Europa Cinemas. Também venceu cinco Prémios do Cinema Alemão e integrou o top 5 dos Melhores Filmes Internacionais de 2023 do National Board of Review. Depois de várias antestreias nacionais esgotadas, um dos filmes mais emocionantes deste início de ano chega às salas portuguesas nomeado para o Óscar de melhor filme internacional.

Sessões especiais

O Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, recebe, no dia da estreia, 22 de fevereiro, pelas 21h15, os professores João Sousa Cardoso, Luís Alegre, Manuel Bogalheiro e Soraya Vasconcelos, da Universidade Lusófona, e Graça dos Santos, da Universidade Paris Nanterre, para apresentar as temáticas do filme numa conversa, aberta às questões do público, após a projeção do mesmo.

No dia 3 de março, às 16h, a mesma sala promove uma sessão de projeção do filme com a presença de João Torgal e Daniel Mota (do podcast da Antena 3 Os Cinéfilos Que Ninguém Pediu), que convidam Paulo Guinote, professor, investigador e autor dos blogues A Educação do meu Umbigo e O Meu Quintal.