Agenda

A Fuga do Capitão Volkonogov

A Fuga do Capitão Volkonogov (título internacional: Captain Volkonogov Escaped) encerra a temporada 2022/2023 da Cinema BOLD com o apoio da Antena 3. O filme chega no dia 6 de julho em exclusivo ao Cinema Fernando Lopes e à plataforma Filmin Portugal.

URSS, 1938. No auge do Grande Terror, Estaline expurga as suas próprias fileiras. Sabendo que está condenado, o capitão Fyodor Volkonogov foge. Na fuga, tem uma visão: para salvar a sua alma, terá de confrontar as famílias das suas vítimas e de obter o seu perdão.

Apresentado em antestreia mundial na seleção oficial do Festival de Veneza em 2021, A Fuga do Capitão Volkonogov apresenta-se, através da interpretação que faz de um dos capítulos mais sombrios da história russa, como uma parábola contemporânea contra as diretrizes oficiais do poder atual. Desde o início da guerra na Ucrânia, o filme foi proibido na Rússia, e os seus realizadores vivem exilados.

“Este filme é uma parábola pós-moderna com elementos de um thriller místico. A história é um conto sombrio sobre um carrasco que descobre que tem alma. A sua alma precisa de ser salva, mas resta-lhe pouco tempo para o fazer. Começa uma perseguição desesperada para a redenção espiritual. É extremamente difícil viver com a ideia de que ainda existe tortura no mundo moderno, de que ainda há pessoas a torturar outras algures, todos os dias. Todos nós nos podemos tornar um carrasco se o sistema decidir transformar-nos num. Mas será possível ser perdoado depois disso? Haverá um paraíso para carrascos?”Natasha MerkulovaAleksey Chupov