Sai ao avô paterno e quis ser como o Herman José. Desistiu dos cursos de Direito e de História para se dedicar à escrita de humor. Filho único, já tem 3 filhos, mas quer mais. Para cumprir promessas, já correu nu à volta do Marquês de Pombal e, também nu, atravessou o Tejo a nado. Faz televisão, cinema, teatro, rádio e stand-up comedy. Na primeira conversa “Olhos nos Olhos” recebemos Eduardo Madeira! 

 

Filho único de António e Dina Madeira, Eduardo Madeira nasceu na Guiné-Bissau, no dia 25 de Fevereiro de 1972. Com 1 ano veio para Portugal com a família viver para Coimbra, onde fez a escola primária. A seguir, mudaram-se para Almada, onde ganhou o gosto pelo Surf. 

A partir dos 16 anos, foi sempre trabalhador-estudante para poder ter o seu dinheiro. Frequentou os cursos de Direito e de História, mas não os concluiu. O gosto e o apelo pela comédia foram mais fortes. 

E foi então que comunicou a sua vontade aos pais dizendo-lhes que queria “escrever humor”. Em 1997, começou a trilhar o caminho como argumentista nas Produções Fictícias. Ano em que integrou a equipa de escrita do programa “Herman Enciclopédia”. Tem no criador de “O Tal Canal” a sua referência maior no humor. Conta que antes mesmo de gostar dos Monty Python ou de Woody Allen, a sua admiração vai direitinha para Herman José. Um dia disse para si mesmo que “gostaria de ser como este senhor”. 

 

a nível familiar, diz que o Pai é o seu herói. Mas que o feitio, a personalidade e a boa-disposição herdou do avô paterno, o Avô José Maria, um grande contador de histórias. Eduardo dá muito valor à amizade, gosta muito de ter amigos e de os ter por perto, de os receber em casa para boas jantaradas. 

O nosso convidado é um humorista completo. Faz televisão, cinema, teatro, rádio e stand.up comedy. Escreveu também para diversos jornais e publicou 5 livros. Tem ainda contos espalhados em várias coletâneas, de entre as quais se destaca a “Antologia do Humor Português”, de 2009.

Com Filipe Homem Fonseca fundou os Cebola Mol, tendo editado 2 discos que, entre outras pérolas de canções humorísticas, celebrizaram “Os Mês Irmões Baterem-me” e “Maradonna, el Rey del Rock”. 

Como hobbies e passatempos, gosta de mar, surf, de música jazz, livros, aventura e de comer bem. 

correu nu à volta do Marquês de Pombal e atravessou nu o Tejo a nado para cumprir promessas. A primeira se Portugal ganhasse o Europeu de Futebol, em 2016. A segunda, se Salvador Sobral ganhasse o Festival da Eurovisão de 2017. 

Eduardo Madeira com Salvador Sobral

Depois de muitos anos a viver em Cascais, mudou-se recentemente com a família para Torres Vedras. É casado e tem três filhos. O Rodrigo, de 22 anos, fruto de uma relação mais antiga. A Carolina (10 anos) e a Leonor (3 anos) do casamento com a Joana Machado. 

 

SAIBA MAIS EM:
instagram.com/eduardo.madeira8