Célia Santos foi uma das concorrentes da edição de 2023 do Masterchef Portugal. Hoje dedica-se a tempo inteiro à paixão pela cozinha e acredita que a idade é só um número. Veio ao programa fazer Carpaccio de Bacalhau com Rúcula, Amêndoas, Pimenta Rosa e Molho de Azeite com Ervas!
Carpaccio de Bacalhau com Rúcula, Amêndoas, Pimenta Rosa e Molho de Azeite com Ervas
Ingredientes (para 4 pessoas)
200 g de bacalhau demolhado, previamente congelado (para consumo em cru)
2 mãos-cheias de rúcula fresca
2 colheres de sopa de amêndoa laminada torrada
1 colher de chá de pimenta rosa
Flor de sal (q.b.)
Para o molho de azeite e ervas:
5 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 colher de chá de sumo de limão ou vinagre suave
1 colher de chá de ervas frescas picadas (salsa, coentros, manjericão ou tomilho)
Raspa de limão ou lima (opcional)
Sal e pimenta preta moída (q.b.)
Modo de Preparação
1. Pimeiro, prepare o bacalhau. Corte-o em fatias muito finas, tipo carpaccio. Se preferir, pode fatiar ainda semi-congelado para facilitar. Disponha as fatias num prato raso
2. Polvilhe com flor de sal e pimenta rosa levemente esmagada. Reserve no frio enquanto prepara o restante.
3. Prepare o molho. Numa taça, misture o azeite com o sumo de limão (ou lima), as ervas frescas picadas e, se desejar, a raspa de limão.
Tempere com sal e pimenta preta a gosto. Bata bem com um garfo até emulsionar.
4. Espalhe a rúcula e por cima coloque o bacalhau. Regue generosamente com o molho. Finalize com a amêndoa laminada torrada e um pouco mais de pimenta rosa para decorar.
5. Por fim, sirva fresco como entrada leve e elegante, ideal para dias quentes ou ocasiões especiais.
SAIBA MAIS EM:
Pode consultar outras receitas e artigos em: