Sete personalidades vão avaliar as canções das semifinais da edição de 2020 do Festival da Canção: Anabela, Capicua, Conan Osiris, Héber Marques, Isilda Sanches, Miguel Ângelo e Rui Miguel Abreu.

Anabela – Cantora, venceu o Festival da Canção em 1993 e obteve um 10.º lugar na Eurovisão. Tem mantido uma carreira tanto entre os discos como nos palcos, tendo já protagonizado vários musicais.

Capicua – Cantora e compositora, tem uma carreira discográfica desde 2012 e acaba de lançar, já este ano, o álbum “Madrepérola”. Já participou no Festival da Canção como compositora na edição de 2018.

Conan Osiris – Cantor e compositor, venceu a edição de 2019 do Festival da Canção com “Telemóveis”. Em dezembro fechou um ciclo na sua obra com um concerto no Coliseu dos Recreios, cuja gravação, transmitida recentemente pela RTP, pode ser vista AQUI.

Héber Marques – Cantor e compositor, tem desenvolvido a sua carreira sobretudo através dos HMB, que já editaram três álbuns. Já participou como compositor no Festival da Canção nas edições de 2015 e 2017.

Isilda Sanches – É radialista e integra atualmente equipa da Antena 3. Em tempos escreveu sobre música em várias publicações, entre os quais o Sete e o Diário de Notícias.

Miguel Ângelo – Cantor e compositor, é um dos fundadores dos Delfins. Passou já por duas vezes pelo Festival da Canção. A primeira, em 1985, com os Delfins. A segunda, em 2018, como compositor.

Rui Miguel Abreu – Jornalista, escreve regularmente sobre música na revista Blitz e dirige a revista digital Rimas e Batidas, que criou em 2015. Teve experiências na música através do projeto Arkham Hi Fi.

 

As Votações

O sistema de votação do Festival da Canção mantém-se.
O voto do júri representará 50% da pontuação, e o voto do público os restantes 50%. Nas semifinais, o o júri será representado pelos sete nomes que acabamos de divulgar. Na Grande Final, as votações serão associadas a 7 regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas, e apresentadas por um porta-voz de um corpo de jurados convidados, em representação de cada uma delas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece o voto do Júri e na Grande Final prevalece o voto do público.

Nas semifinais os finalistas serão anunciados numa ordem aleatória.

Até aqui nada de novo… mas este ano temos novidades na forma como vamos revelar os resultados das semifinais.

À semelhança do que acontece no Festival da Eurovisão, vamos manter o suspense no ar durante as semifinais e revelar apenas as 4 canções mais votadas e que ficam apuradas para a final, mas não vamos revelar as suas pontuações individuais.

As pontuações individuais que as canções obtiveram, tanto no voto do júri como no voto do público, apenas serão reveladas depois da grande final no Site do Festival da Canção.