Joaquim Letria, Maria Elisa, Raul Durão e Adriano Cerqueira foram alguns dos rostos que acompanharam os portugueses na noite de 25 de Abril de 1975.

Foi uma das mais longas emissões da história da RTP, que o canal Memória recuperou, quarenta anos depois. O Partido Socialista foi a força política mais votada, com 37,8% dos votos (116 deputados), seguindo-se o PPD com 26,3% (81 deputados). PCP (12,4% e 30 deputados) e CDS (7,6% e 16 deputados) ficaram nos lugares seguintes. As eleições tiveram uma enorme participação, com mais de 5,7 milhões de votantes para um total de 6,2 milhões de inscritos.

O novo parlamento, com 250 deputados, tinha como missão aprovar uma nova Constituição, para substituir a de 1933, que perdurou durante todo o Estado Novo. Por essa razão o seu mandato foi de apenas um ano, e da votação não resultou qualquer escolha para um governo do país, mantendo-se a funcionar um executivo parcialmente constituído pelos militares.

O papel da RTP

A RTP teve um papel fundamental na preparação do ato eleitoral, difundindo repetidos apelos à participação e, sobretudo, explicando os procedimentos da votação. As reportagens do canal público, que aqui recuperámos, mostram que alguns entendiam que o voto seria exercido na altura do recenseamento, e outros temiam que a cabine de voto fosse permeável a olhares alheios. Rostos como os de Sousa Veloso e de José Viana aparecem na RTP ajudando a esclarecer todas as dúvidas.

Procurámos reunir aqui algum material existente nos arquivos dos canais públicos da rádio e da televisão, incluindo os tempos de antena da Emissora Nacional (ilustrados com cartazes que, na época, pejavam as ruas). Mas pode encontrar outros trabalhos interessantes sobre a eleição para a Assembleia Constituinte na área de informação online da RTP, Outros meios de comunicação social recuperaram histórias, sons e filmes da época, como é o caso do Expresso, aqui. E do Observador, que publica várias histórias sobre a Constituinte, como esta aqui.