Videoclipes

Imidiwan – KORA

Inspirado num tema do músico senegalês Zal Sissokho, “KORA” é o primeiro single de Hna Khoût, o álbum que, hoje mesmo, assinala o regresso dos Imidiwan.

A sonoridade das cordas da kora deu o mote para a criação do instrumental eletrónico por André Xina, ao qual se juntam a bateria e o baixo de Tiago Salsinha e Gustavo Patrício. A intenção de refletir sobre o lugar de África no globo resultou da colaboração com o rapper Chullage, cujos versos cantados em crioulo são complementados pela cantora Catarina dos Santos.

Fazendo alusão à África subsariana, de onde o instrumento titular é oriundo, a letra relembra uma terra cultural e socialmente rica de onde o mundo tanto tirou. É a África de onde partem hoje muitos dos imigrantes que atravessam o Mediterrâneo. A livre circulação de pessoas, a abolição de fronteiras e o respeito entre povos são as ideias chave deste single, num momento em que o mundo caminha, de forma assustadora, em sentido contrário.

O videoclipe, que aqui apresentamos, defende a ideia de liberdade de movimento, partindo da mobilidade dos próprios integrantes do projeto, que vivem em países diferentes (Brasil, Portugal e Inglaterra). São caminhos diversos que se cruzam e os levam a celebrar a sua união num concerto ao vivo em Lisboa.