Antena 3 Docs

Casas das Máquinas – Big Bit

Depois da estreia da série “Casas das Máquinas – Estúdios Que Gravam História”, com a Valentim de Carvalho como protagonista e o mais recente vídeo com foco nos estúdios Namouche,  a Antena 3 estreia mais um documentário sobre estúdios de gravação nacionais, da autoria de Rui Miguel Abreu e Eduardo Morais.

Neste terceiro episódio, visitamos os estúdios de Lisboa Big Bit.

O hip hop em Portugal teve o seu arranque com o projeto “Rapública”, compilação que reunia os principais rappers nacionais. Desta levada, surgiram nomes como Boss AC, Melo D ou D-Mars. Nessa altura, em 1994, percebeu-se que a a ciência de gravação e mistura que era utilizada para tratar a pop ou o rock não se poderia aplicar no tratamento do hip hop, género em emancipação em Portugal.

A busca da identidade de gravação teve como resultado o nascimento dos estúdios Big Bit. Esta Casa das Máquinas está associada a edições de discos de Valete, Sir Scratch, Xeg, entre muitos outros pilares do hip hop português.

Neste documentário participam Daniel Dias e João Megre (responsáveis pelos estúdios), o produtor João Ka§per Pires, o músico NBC, entre outros.

Conheçam por dentro um dos estúdios com mais impacto para a história da música portuguesa, em particular para o hip hop, e para o desenvolvimento de técnicas de gravação do género.