Antena3Docs

Casas das Máquinas – AMPstudio

Depois dos episódios da série “Casas das Máquinas – Estúdios Que Gravam História”, com a Valentim de Carvalho, os estúdios Namouche, os estúdios Big Bit e os estúdios Sá da Bandeira,  a Antena 3 estreia mais um documentário sobre estúdios de gravação nacionais, da autoria de Rui Miguel Abreu e Eduardo Morais.

Neste quinto episódio, visitamos o AMPstudio, que surgiu em 1988, em Viana do Castelo. Foi aqui que surgiu o primeiro CD independente em Portugal.

Fundado por Paulo Miranda, o estúdio minhoto é responsável pela produção de álbuns de bandas como d3ö, Norberto Lobo, Long Way To Alaska, Old Jerusalem, peixe : avião, The Poppers e The Glockenwise entre muitos outros. O AMPstudio é reconhecido pela diversidade de géneros com que trabalha, desde o pop/ rock, à música clássica ou de folclore.

Neste documentário participam o fundador Paulo Miranda, Paulo Furtado (The Legendary Tigerman/ Wraygunn), Luis Raimundo (The Poppers/ Keep Razors Sharp), entre outros.

Conheçam por dentro um dos estúdios com mais impacto para a história da música portuguesa e para o desenvolvimento de técnicas de gravação do género.