Antena 3 Docs

As Mil e Uma Noites

“As Mil e Uma Noites” é um projecto do realizador Miguel Gomes dividido em três volumes: “O Inquieto”, “O Desolado” e “O Encantado”. Baseado na estrutura da obra literária com o mesmo nome, transfere histórias contemporâneas reais recolhidas por jornalistas para o domínio da ficção, num Portugal empobrecido e em plena era de intervenção da troika, entre Agosto de 2013 e Julho de 2014.

Trata-se de um olhar sobre o país num cenário de uma crise profunda que afectou a grande maioria da população. É nesse contexto que a bela Xerazade ganha coragem para tentar seduzir o Rei, contando-lhe várias histórias desse país, em que a “inquietude” dá lugar à “desolação”, e à “desolação” segue-se o “encantamento”.

Volume 1: O Inquieto

Neste primeiro volume, Xerazade conta histórias sobre inquietantes maldições que assolam o nosso país: “— Ó venturoso Rei, fui sabedora de que num país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite dentro, apesar da chuva que cai; os homens e mulheres anseiam lançar-se ao mar, em pleno Inverno. Por vezes, há animais que falam, embora seja improvável que os escutem. Neste país, onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam-se em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa erecção; aguardam pelo momento da colecta de impostos, para poderem pagar a um certo feiticeiro que…” — e, vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

A Antena 3 esteve com Miguel Gomes para uma entrevista exclusiva sobre a primeira parte do filme, cuja estreia nacional aconteceu no dia 27 de Agosto em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Oeiras, Almada, Setúbal, Albufeira e Funchal, num total de 16 salas de cinema.

Volume 2: O Desolado

No segundo volume, o realizador Miguel Gomes ficciona em três histórias o retrato de um Portugal em que o povo, a justiça e a criminalidade assumem um lugar destacado. É a “desolação” dos homens perante a crise profunda, no contexto de um país onde a austeridade provoca as mais profundas clivagens sociais.

O candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro estreou-se nas salas nacionais a 24 de Setembro. No dia da estreia, o Cinema Medeia Monumental recebeu uma sessão especial com apresentação de Miguel Gomes e um debate com o realizador e o elenco do filme — Gonçalo Waddington, Joana de Verona, João Pedro Bénard e, entre outros, o cão Dixie, vencedor da Palm Dog na última edição do Festival de Cannes.

Volume 3: O Encantado

Neste último volume, Xerazade tem dúvidas sobre a sua capacidade de continuar a contar histórias ao Rei, foge do palácio e percorre o reino em busca de prazer. Entretanto, alguns passarinheiros, juntos por um conjunto de regras a fazer lembrar um verdadeiro código administrativo, representam uma comunidade de homens que com uma paixão indómita ensinam tentilhões a cantar. No meio de tudo isto, conta-se como nasceram e cresceram alguns dos principais bairros sociais lisboetas.

A estreia oficial em Portugal do último capítulo da trilogia de Miguel Gomes acontece no dia 8 de Outubro.

Autoria: José Paulo Alcobia
Câmara: Filipe Ferreira
Edição: Edgar Fonseca
Pós-produção áudio: Tiago Tobias

Uma produção Antena 3 e Centro de Inovação RTP

As Mil e Uma Noites