Domínio Público

10 Ilustradores portugueses a conhecer

Imagem: Pedro Lourenço

Na semana em que o Domínio Público destaca a bienal de Ilustração Ilustrarte, que está patente até 17 Abril no Museu da Electricidade, em Lisboa, damos a conhecer vários ilustradores nacionais ao longo dos próximos dias.

Conheçam os 10 ilustradores que não podem perder de vista, apresentados por Vanessa Augusto, Inês Lopes Gonçalves e Maria João Serra.

Sara Feio

Sara é ilustradora e uma das artistas por trás do projecto Pernas de Alicate.

 

António Alfarroba  

Arquitecto e fotógrafo, António Alfarroba tem-se dedicado, recentemente, à ilustração de concertos em tempo real.

 

Pedro Lourenço

É músico e é na música que se inspira para grande parte da sua ilustração.  Entre outros trabalhos editoriais, desenha capas de álbuns de bandas nacionais que todos conhecemos.

 

Cláudia Guerreiro

É baixista dos Linda Martini, é escultora e ainda se dedica à ilustração desde a adolescência. É a responsável pelos posters da programação da Casa Independente e é na ilustração que trabalha também com os Linda Martini, Filho da mãe e outros artistas nacionais.

 

João Maio Pinto

Músico e ilustrador, conhecemo-lo de trabalhos com dimensão pública, como capas de jornais e revistas. Foi o artista responsável pela ilustração do palco Antena 3 no Super Bock Super Rock.

 

 

Daniel Moreira

É arquitecto na cidade do Porto, mas a ilustração é também parte fundamental da sua vida. É um dos ilustradores portugueses em destaque na bienal internacional de ilustração Ilustrarte, no Museu da Electricidade.

 

Joana Mendes

Trabalha numa plataforma digital que combina conteúdo cultural com a ilustração. Da música, às entrevistas, passando pela descoberta de novos talentos, Joana Mendes faz parte de uma equipa de ilustradores que se dedicam a aprimorar a imagem do que se lê na plataforma Matéria Negra.

 

Ana Gil

É arquitecta e ilustradora. Entre os seus trabalhos contam-se livros,  discos, como Vamos beber um Gin, e ilustrações para capas de discos do projecto Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de Tiago Pereira. Tem vindo a colaborar com várias revistas e a comida é o que mais preenche os seus cadernos..

 

Teresa Lima

Teresa Lima é outro talento nacional em destaque na bienal Ilustrarte. Tem formação em pintura, é professora de artes e dedica-se também à ilustração infantil, tendo já recebido vários prémios nacionais de ilustração em anos anteriores.

 

Joana Estrela

Joana Estrela é do Porto e foi lá que estudou design de comunicação. É ilustradora mas também se dedica à criação de bandas de desenhadas, sendo uma das ilustradoras nacionais em destaque na bienal de ilustração Ilustrarte, patente no Museu da Electricidade, em Lisboa.