Destaques

Master of Puppets reeditado com festa

No próximo dia 9 de novembro, a Fnac Colombo, em Lisboa, vai celebrar a reedição de um álbum icónico dos Metallica com um evento especial. A poucas horas do relançamento de uma das obras-primas da história do metal, um grupo de especialistas, entre eles o nosso António Freitas, mas também Rui Duarte (RAMP) e Hugo Vinagre (Playboy), estará à conversa sobre Master of Puppets e sobre esta sua reedição.

A sessão, com início às 21h30 e moderação de Pedro Romão, incluirá a audição de vários temas da reedição e o visionamento alguns dos vídeos que estão incluídos na reedição Deluxe. Após a conversa, das 22h30 às 22h45, terá lugar um sorteio; e, às 23h, a banda de tributo Blackallica interpretará Master of Puppets na íntegra.

A reedição de Master of Puppets será lançada, fisicamente, como um LP Standard, um CD Standard, uma edição Expanded de 3 CD e uma caixa Deluxe de edição limitada; e, digitalmente, como um CD Standard (disponível para stream e download), uma edição Expanded de 3 CD (apenas disponível para download) e uma caixa digital Deluxe (disponível para stream e download).

A edição Expanded inclui maquetes nunca editadas até hoje, rough mixes, entrevistas, temas ao vivo e um booklet de 28 páginas. A caixa Deluxe de edição limitada inclui um livro de capa dura de 108 páginas com fotografias nunca antes vistas, versões alternativas das canções de Master of Puppets, entrevistas inéditas, três LP, dez CD, uma cassete áudio, dois DVD, uma litografia, uma pasta com letras manuscritas e um conjunto de seis pins.

As várias versões desta reedição estarão à venda a partir da meia-noite de 10 de novembro, mas o álbum está já disponível em regime de pré-venda, com o download imediato da maquete inédita “Master of Puppets (Late June 1985 Demo)”.

Master of Puppets foi lançado originalmente a 3 de março de 1986, pela Elektra Records, e foi o primeiro álbum dos Metallica a conquistar o galardão de platina no mercado norte-americano. Acabou por receber 6 platinas nos EUA e vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Em 2016, o álbum tornou-se o primeiro disco de metal a ser integrado no registo discográfico da Biblioteca do Congresso dos EUA para preservação, uma honra que é dada a todas as obras “com uma importância significativa a nível cultural, histórico e estético”.

No próximo ano, os Metallica vão percorrer a Europa com a digressão WorldWired, tendo concerto marcado — e já esgotado — em Portugal para o dia 1 de fevereiro, na Altice Arena, em Lisboa.

Nas próximas semanas, a Antena 3 promoverá passatempos com prémios muito especiais: discos, uma caixa Deluxe, bilhetes para o concerto em Lisboa… Fica atento/a!