Tiago Machado nasceu em Lisboa e concluiu os seus estudos de piano no Conservatório de Música Nacional e cedo demonstrou uma grande paixão pelo jazz (que foi aperfeiçoando como autodidata). Em paralelo ao estudo do piano foi assinando inúmeras composições para artistas consagrados,  entre os quais se destaca  “Ó Gente da Minha Terra”, interpretado por Mariza. Além desta canção, Tiago Machado é autor composições como “Melhor de Mim”, (Mariza), ” O Homem do Saldanha” (Carlos do Carmo e Marco Rodrigues), “Alguém me ouviu” (Boss AC).

Em 2017 partiu para uma nova aventura: o seu primeiro disco a solo, ao qual chamou “Soundlapse”, que descreve como uma fusão de tudo aquilo que ele é, já que tem a dimensão do cinema, o dramatismo do fado, a técnica da música clássica e a face mais frenética do jazz. Neste disco contou com a participação dos músicos Vicky Marques na bateria e percussão, Hugo Aly no baixo elétrico, e um ensemble de cordas.  Mariza foi a convidada especial em “Soundlapse”, interpretando o poema de Florbela Espanca “Meu Portugal”.

Em 2008 participou como compositor no Festival da Canção com “Em Água e Sal”, tema cantado por Marco Rodrigues que ficou classificado em terceiro lugar.