A tarde prometia um desfile de estrelas mesmo à beira do porto de Roterdão, com os 41 países darem a ordem oficial de início da edição deste ano do Eurovision Song Contest.

A organização previra que os artistas chegassem de barco ao evento marcado para as 18h, mas alguns imprevistos obrigaram a uma mudança dos planos. Menos de três horas antes, a delegação da Islândia registou um caso positivo para a COVID-19 e as delegações de Malta e da Arménia, que com ela partilhavam o hotel, viram-se igualmente resignados a um isolamento para prevenção. A estas delegações juntara-se antes a da Polónia, também com um registo positivo.

Para evitar novas cadeias de contágio, as restantes delegações (já devidamente testadas) chegariam ao recinto da carpet de autocarro, sem partilha de meios de transporte. O evento começava assim atrasado, mas abençoado por uns simpáticos raios de sol – eles quase tão imprevisíveis quanto a COVID-19.

Portugal foi anunciado então como o 35.º país a desfilar no alinhamento.

As entrevistas multiplicavam-se a cada dois passos, com os cinco músicos a pararem para responder a perguntas, participar em provocações e contornar a ocasional cantoria dos colegas participantes.

Joana Martins preparou uma cobertura nas redes sociais como já nos vem habituando. No Instagram, várias stories acompanharam a banda até chegar à passadeira vermelha que aqui ganhou a cor turquesa por corresponder à cor do principal patrocinador do evento. Quando a banda chegou finalmente perto da box que reunia a restante delegação portuguesa, um LIVE deixou os fãs bem dispostos e mais próximos de Tatanka, Marco Pombinho, Miguel Casais, Rui Pity e Gui Salgueiro.

 

Pedro Zambujo e Ricardo Mota, enviados especiais da Informação da RTP, adicionaram o colorido dos The Black Mamba a uma das peças de fecho do Telejornal deste domingo.

No final, a equipa estava cansada mas claramente muito mais a par da loucura que é o Eurovision Song Contest para todos os fãs – mesmo que a imprensa esteja claramente desfalcada este ano.

Os The Black Mamba cantam na próxima quinta-feira, dia 20 de maio, no palco da Ahoy Arena, pelas 21h (hora de Portugal). Consulte as listas dos países participantes e saiba se se encontra num dos países que poderá votar na canção portuguesa.