A RTP revela hoje o regulamento do Festival da Canção 2020. A estação pública mantém o modelo adotado nos últimos anos, contando na próxima edição com a participação de 16 compositores: 14 por convite direto e 2 por submissão de propostas. O vencedor irá representar Portugal no ESC 2020 em Maastricht ou Roterdão (a cidade escolhida pela EBU será revelada no final do mês de agosto).

A RTP convida “14 autores de várias áreas musicais para, a solo ou em conjunto com ouros autores de letra e música, apresentarem uma canção original e inédita”. Tal como tem ocorrido nas últimas edições do Festival da Canção, serão eles a definir os respetivos intérpretes.

Tal como no ano passado, a RTP vai ter candidaturas espontâneas através da livre submissão de canções a concurso nos seguintes moldes:

• Uma delas será selecionada através do programa de rádio “Master Class” da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados, até ao dia 31 de outubro. O compositor selecionado deverá apresentar a concurso uma canção inédita.
• A última vaga resultará da abertura a candidaturas espontâneas de canções inéditas. E aqui poderão concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, que tenham ou não trabalhos publicados. A submissão destas candidaturas faz-se através de maquetas a enviar para o email: festivaldacancao@rtp.pt, com o limite de envio marcado também para 15 de outubro.

Regulamento e toda a informação disponível em rtp.pt/festivaldacancao e em rtp.pt/antena1