O que é Mononucleose?

A mononucleose é uma doença causada pelo vírus de Epstein-Barr. Esse vírus invade as células que revestem o nariz e a garganta, afetando os linfócitos B (glóbulos brancos responsáveis pela produção de anticorpos). Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar febre alta, dificuldade para engolir, tosse e outros sintomas.

A infecção causada por este vírus é muito frequente e afeta principalmente crianças, adolescentes e adultos igualmente. Cerca de 50 % das crianças já sofreu uma infecção pelo vírus de Epstein-Barr antes dos cinco anos de idade. Os adolescentes e os adultos jovens costumam contrair mononucleose infecciosa pelo beijo ou contato íntimo com alguém já infectado.

No geral, a pessoa com mononucleose está recuperada em poucas semanas. Porém uma pequena proporção de doentes necessita de meses para ficar curada.

 

Causas

A mononucleose é causada por uma infecção do vírus Epstein-Barr, da família Herpesviridae. Ela pode ser transmitida principalmente pelo beijo ou contado com secreções orais. A mononucleose raramente é transmitida pelo contato sexual ou transfusão de sangue.

Após infectar um novo hospedeiro, o vírus tem um período de incubação que varia entre 30 a 45 dias, para então apresentar os sintomas. Em crianças mais novas, esse período pode ser menor.

Algumas pessoas que foram infectadas com a mononucleose podem contaminar outras pessoas mesmo depois que os sintomas cessaram, sendo que o período de transmissão pode durar um ano ou mais.

 

Sintomas de Mononucleose

Os sintomas da mononucleose podem incluir:

  • Fadiga
  • Sensação geral de mal-estar
  • Dor de garganta
  • Inflamação de garganta que não melhora com o uso de antibióticos
  • Febre
  • Inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço e axilas
  • Amígdalas inchadas
  • Dor de cabeça
  • Erupção cutânea
  • Baço suavemente inchado.

Sintomas como febre e dor de garganta geralmente diminuem dentro de um par de semanas. No entanto, outros sinais como fadiga, aumento dos gânglios linfáticos e baço inchado podem durar por algumas semanas.

 

Diagnóstico de Mononucleose

A análise dos sintomas é a chave mais importante para o diagnóstico da mononucleose. O médico irá examiná-lo em busca de sinais da infecção, incluindo sua garganta, pele e abdómen. Os exames para ajudar a confirmar o diagnóstico incluem:

Exames sorológicos: um teste pode ser feito para detectar a presença de anticorpos para o vírus EpsteinBarr no seu corpo. Este exame dá resultados dentro de um dia, mas não pode detectar a infecção durante a primeira semana da doença

Hemograma completo: um hemograma completo pode ser feito para descartar outras infecções.

Exames de fígado podem ser feitos para descobrir se o vírus está a afetar esse órgão. Se o teste de mononucleose é negativo, o médico pode testá-lo para uma infecção por citomegalovírus ou outros organismos.

 

Tratamento de Mononucleose

Não há tratamento específico disponível para mononucleose. O tratamento envolve principalmente repouso e beber muitos líquidos. Pessoas que tiveram mononucleose uma vez desenvolvem anticorpos para a doença, não podendo contraí-la novamente.

Os corticosteroides são os medicamentos recomendados para aliviar alguns de seus sintomas, como inchaço da garganta e amígdalas. Além disso, o tratamento da mononucleose pode envolver medicamentos para infecções secundárias.

Ocasionalmente, uma infecção estreptocócica acompanha a dor de garganta da mononucleose. Você também pode desenvolver uma sinusite aguda ou uma amigdalite. Se assim for, pode ser necessário o tratamento com antibióticos para essas infecções bacterianas que o acompanham.

Mas cuidado: amoxicilina e outros derivados de penicilina não são recomendados para pessoas com mononucleose. Na verdade, algumas pessoas com mononucleose que tomam um destes medicamentos podem desenvolver uma erupção cutânea. A erupção, no entanto, não significa necessariamente que eles são alérgicos ao medicamento. Se necessário, outros medicamentos estão disponíveis para tratar infecções que podem acompanhar a mononucleose.

 

Prevenção

A mononucleose é transmitida através da saliva. Se você está infectado, pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas:

  • Evite beijar o parceiro ou parceira
  • Não compartilhe alimentos, pratos, copos e outros utensílios até vários dias depois dos sintomas terminarem

Não existe vacina para prevenir a mononucleose.