Tomar banho a seguir à refeição, provoca a paragem de digestão?
A lavagem diária provoca queda de cabelo?

Mentira. Pelo contrário, a oleosidade excessiva é que faz com que o cabelo caia. Sendo assim, quem tem cabelo oleoso deve mesmo lavá-lo todos os dias se quer evitar a queda. É importante usar um champô específico para o problema e não esfregar muito o couro cabeludo para não estimular as glândulas sebáceas. Claro que quem tem cabelo seco não precisa, nem deve, lavá-lo todos os dias. Só iria fazer com que se ficasse ainda mais seco…

Laranja à noite mata?
Comer cenoura melhora a visão? E faz os olhos mais bonitos?

Quem é hipertenso pode beber café?
Não se deve beber álcool quando se está a tomar antibiótico?

Meia verdade. O álcool não anula o efeito dos antibióticos mas faz com que estes medicamentos demorem mais tempo a atuar. Seja como for, a combinação entre bebidas alcoólicas e antibióticos não é recomendada, não porque cause efeitos colaterais, mas pela competição entre as duas substâncias. Como o álcool tem prioridade no metabolismo, a Acão do antibiótico tarda em efetuar-se.

Beber água com açúcar acalma?

Em situações de stresse, o nosso organismo liberta adrenalina, hormónio que estimula o metabolismo e leva a um maior consumo de glicose. A água com açúcar repõe a glicose perdida, proporcionando uma sensação imediata de bem-estar.

A água com açúcar não possui efeitos farmacológicos de um calmante, por isso causa, de forma significativa, apenas efeito psicológico. Uma alternativa para substituir a água com açúcar é a utilização de calmantes naturais, como chás de erva-cidreira e camomila.

 

A natação é o exercício mais completo?

Mentira. Nenhum desporto é 100% completo. Alguns estimulam mais os músculos, outros o sistema cardiorrespiratório e outros a massa óssea. O treino aeróbico da natação é excelente mas exercita pouco os ossos, que precisam de impacto e tração para serem estimulados. Assim sendo, a natação não serve, por exemplo, para prevenir a osteoporose. Pesquisadores ingleses constataram que somente os exercícios de impacto (corrida) e que exercem tração (musculação) protegem contra esta doença.

 

O verniz vermelho fortifica as unhas?

Mentira. O verniz, seja qual for a cor, protege as unhas porque as impermeabiliza. A exposição frequente à água, seguida de constantes secagens, danifica as unhas. Por outro lado, certos vernizes, que contenham tolueno, formol e formaldeídeo podem provocar alergias. No entanto, existem no mercado vernizes isentos destas substâncias, ou que as contêm em muito pequena quantidade, e há até vernizes enriquecidos com agentes que fortificam a unha, como queratina e cálcio.

 

Comer hidratos de carbono à noite engorda mais?

Meia verdade. Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do organismo. Sem eles, o metabolismo desacelera e gasta menos gordura. Mas á noite é preciso ter cuidado com as quantidades de pão, massas, arroz e batata. Como nesta altura do dia o consumo de energia é menor (vamos estar deitados muitas horas), o risco de acumular gordura aumenta.

 

O picante causa hemorroidas?

Meia verdade. As hemorroidas são varizes localizadas no ânus; Resultam geralmente de predisposição genética, prisão de ventre, oscilações hormonais e gravidez. Certos alimentos, como a pimenta-do-reino, pioram a doença hemorroidária. Para prevenir as hemorróidas há que manter um bom funcionamento intestinal, ingerir alimentos ricos em fibra, beber água, manter o peso ideal e, de preferência, fazer desporto.

 

Os desodorizantes podem causar cancro?

Há duas teses. Uma diz que, ao inibirem a transpiração, os desodorizantes impedem a eliminação das toxinas. As que ficam no organismo causariam cancro. A outra diz que essas que permanecem não são suficientes para desencadear uma doença cancerígena. Uma terceira teoria defende que o cloridróxido de alumínio contido nos desodorizantes aumenta o risco de cancro. No entanto, os últimos estudos relacionados com o cloridróxido de alumínio não provaram que, em pequenas quantidades, esta substância esteja relacionada com o cancro. Os testes foram feitos com a aplicação de injeções da substância na pele.

 

Comer banana reduz cãibra?

A banana é uma fruta rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Depois de algum tempo de exercício o músculo gasta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia. Quando isso acontece o músculo produz uma substância chamada ácido láctico, que pode causar dores musculares e levar a cãibra. Se a cãibra foi causada nestas circunstancias, a hidratação e o consumo de banana podem ajudar.

Apenas a ingestão de banana não soluciona as causas de cãibra, pois a cãibra tem várias origens, como: desidratação, perda de cálcio e magnésio, gestação, fraturas ósseas, alterações metabólicas como diabetes e o hipotireoidismo, alcoolismo, sedentarismo e o uso de alguns medicamentos. Para prevenir as cãibras é necessário uma alimentação balanceada, pratica regular de atividade física e a ingestão diária de água.