O Dia Mundial do Coração comemora-se dia 29 de setembro e para nos ajudar a desvendar alguns assuntos relacionados com este órgão vital recebemos no Agora Nós o médico cardiologista Hélder Pereira.
Sabiam que por ano mais de 8 mil portugueses morrem com enfarte?
O que é o Enfarte Agudo do Miocárdio?
É a morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio) que ocorre de forma rápida devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias. É atualmente uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos e a sua incidência poderá ser significativamente diminuída se forem implementadas medidas preventivas, nomeadamente na mudança de estilos de vida.
Curiosidade: Apenas 29% das pessoas com sintomas de enfarte aciona o 112.
Ligar para o 112 nos primeiros 90 minutos pode salvar uma vida.
Quem pode ter um Enfarte?
Todos podemos ter doença das artérias e do coração. A probabilidade de ter um enfarte aumenta com a presença de determinados fatores de risco:
– diabetes mellitus;
– hipertensão arterial;
– aumento de colesterol no sangue;
– tabagismo;
– obesidade;
– história familiar de doença coronária;
– idade avançada.
Sinais e sintomas
Dor no centro do peito em peso, aperto, pressão ou ardor que:
– Pode estender-se aos braços (principalmente braço esquerdo), pescoço e costas;
– Dura habitualmente mais de 30 minutos;
– Pode associar-se a transpiração abundante, falta de ar, enjoo ou tonturas. Sempre que estes sintomas ocorrerem, separados ou em conjunto, procure ajuda.
Sabia que?
– Quanto mais tempo passar menores serão as possibilidades de recuperação?
– A cada hora morre um português com enfarte do miocárdio?
O que é a Cirurgia de Revascularização Miocárdia?
Esta cirurgia, também designada por cirurgia de bypass das artérias coronárias, é utilizada para melhorar e restabelecer o fluxo sanguíneo do coração nos doentes com doença grave das artérias coronárias. Isso é conseguido através da utilização de uma artéria saudável, mais frequentemente a artéria mamária interna, que se localiza atrás do osso do peito.
Como prevenir o “ataque cardíaco”?
- Não fume;
- Pratique atividade física (pelo menos 30 minutos de marcha por dia);
- Mantenha um peso adequado normal para a sua altura;
- Evite a obesidade;
- Controle periodicamente: – a tensão arterial; – peso/perimetro abdominal; – glicemia (açúcar no sangue); – colesterol;
- Vá ao médico com regularidade e cumpra a medicação prescrita.
A campanha de sensibilização “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA” pretende alertar a população portuguesa para a importância de conhecer os sintomas, agir rapidamente, ligar 112, de forma a ser encaminhado para o hospital onde possa receber o tratamento mais adequado.
Esta campanha está a ser apoiada pela sociedade portuguesa de cardiologia e APIC – Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.
Mais informações em www.stentforlife.pt