Há um conjunto de princípios que não sendo exclusivos da medicina familiar, representam uma visão global, um sistema e uma abordagem de valores que a tornam diferente das outras especialidades médicas. 
O médico de família tem uma grande importância na vida de cada um de nós:
  • O Médico de Família está perante doentes de várias idades, sexo e doenças diferentes;
  • Relação entre doente e médico é importante para a construção de uma boa medicina familiar;
  • São muitas vezes os primeiros a detetar sinais de algum problema de saúde;

S_zEAzVm6CF3nn1XElFHo37jMYx0A-MjAxw8vBVtHyArdeim

O Médico de Família encara todo o contacto com os seus doentes como uma oportunidade para a educação para a saúde, e prevenção. Têm que pensar em ambos, o que significa que um doente que não tenha sido vacinado ou que não tenha controlado a sua pressão arterial preocupa-o, tal como um doente que venha à sua consulta de vigilância de saúde infantil ou para tratamento da hipertensão. Isto significa um empenho em manter os seus doentes o mais saudáveis possível e conscientes da sua doença, quer venham ou não, à consulta.
  • O Médico de Família deve conhecer bem a comunidade onde trabalha e os apoios que existem na região;

 

O Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer assinala-se a 21 de setembro e, por isso, o Dr. João Ramos esclarece algumas das dúvidas sobre este tema que, infelizmente, assola várias famílias no nosso país.

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos.
É uma doença progressiva, degenerativa e que afeta o cérebro. À medida que as células cerebrais vão sofrendo uma redução, de tamanho e número, formam-se tranças neurofibrilhares no seu interior e placas senis no espaço exterior existente entre elas. Esta situação impossibilita a comunicação dentro do cérebro e danifica as conexões existentes entre as células cerebrais. Estas acabam por morrer, e isto traduz-se numa incapacidade de recordar ou assimilar a informação.
dx1I1Uk5DU_FWEcZZb05kHdfDRmUS3gLwEni0BxFSgoredim
  • Em Portugal estima-se que existam 60 mil casos de pessoas com Alzheimer;
  • Para saber mais sobre este tema: www.alzheimerportugal.org
  • Para saber mais sobre o espaço dedicado a doentes de Alzheimer Casa do Alecrim aqui.