Mais em: www.trajetoriadevidapositiva.com
O que é a PTV – Psicoterapia Trajetória de vida?
É uma terapia breve, composta por oito sessões programadas. Nela é utilizado um pequeno número de técnicas simples, seleccionadas da Hipnose Clínica, visando a realização de um conjunto de conceitos e valores assentes nas investigações da Psicologia Positiva. Parte-se do princípio que o cliente, ao descobrir o melhor de si mesmo e ao compartilhá-lo com aqueles com que convive socialmente, inicia um caminho que o conduz a um estado de maior bem-estar físico e psicológico. Às sessões programadas podem vir a juntar-se mais oito sessões intercalares e não programadas, que devem servir para solucionar situações não resolvidas nos oito passos iniciais.
A terapia pode igualmente ser aplicada a grupos ou pequenas comunidades locais, passando a chamar-se de Oficina Trajetória de Vida (OTV).
Objetivos?
Os Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV) possuem como objetivo central o desenvolvimento da saúde no sentido mais amplo desse termo, do individuo à comunidade.
Assim sendo, acreditamos que cada Agente Ativo da Felicidade, além de fortalecer se enquanto individuo, actuará quer na sua família, no seu trabalho, na sua socialização e em todo seu ambiente à sua volta como um facilitador da mudança em prol da cidadania positiva.
A quem se dirige?
Como é um trabalho preventivo atua portanto nas áreas de saúde, educação, gestão e comunidade.
A certificação como Agente Ativo da Felicidade como psicoterapeuta é designado aos médicos e psicólogos.
A certificação como Agentes Ativos da Felicidade (OTV) é designada á profissionais ligados à comunidade e ao estudo da sociedade como sociólogos, antropólogos, cientistas políticos e associações comunitárias (por exemplo líderes de associações de bairro), freguesias, etc.
“Desejamos chegar a todos aqueles que se encontrem insatisfeitos consigo e com o que os rodeia e que pretendam iniciar um processo de crescimento interior, em busca do melhor de si mesmos e dos que estão à sua volta. Devolver-lhes a esperança desde que estejam dispostos a evoluir para um ser humano melhor.”
Como fazer a mudança?
Para mudar, contamos com a acção dos Agentes Ativos da Felicidade, distribuídos por quatro áreas de intervenção – Educação, Saúde, Empresas, Comunidades. Por isso, a formação destes agentes é, para nós, prioritária.
Também realizam cursos no Brasil em universidades, como a faculdade de medicina da UNIFESP. E já organizaram na Universidade DE Trás os Montes e Alto Douro.